Menu
Busca segunda, 25 de maio de 2020
(67) 99659-5905

Programa de prótese dentária atende cem pessoas por mês

22 fevereiro 2010 - 09h24

Reativado na atual administração, o Projeto “Brasil Sorridente” fornece gratuitamente próteses dentárias para pessoas carentes de Dourados. Desenvolvido pela prefeitura em parceria com o governo federal, o programa implanta, em média cem próteses ao mês. Como a fila de espera tem mais de mil pessoas, o prefeito Ari Artuzi determinou a contratação de mais protéticos para agilizar o atendimento e diminuir essa espera.

O coordenador do programa, cirurgião dentista Fernando Mauro França Renesto, explicou que a preocupação com o tempo na fila é pela perda de massa óssea, o que dificultaria a implantação da chamada “dentadura” e poderia provocar problemas de saúde. Fernando disse que se o paciente ficar muito tempo sem os dentes, essa perda de massa reduz a gengiva e a fixação da prótese pode ser comprometida. “O prefeito quer evitar que isso ocorra”, afirmou o cirurgião.

O programa é um dos mais procurados na área de saúde bucal principalmente pelo fato de que é um serviço totalmente gratuito e que, a maioria dessas pessoas não tem condições financeiras de custear a implantação de uma prótese através de um dentista particular. “O serviço é de primeira qualidade e até agora todos saíram satisfeitos e têm recomendado para vizinhos, parentes e amigos. A pessoa resgata sua auto-estima, sem contar com os benefícios para a saúde”, destaca Fernando.

O profissional ressalta que é um trabalho demorado por conta dos cuidados que devem existir e pelo procedimento padrão a ser seguido. O paciente faz pelo menos quatro visitas ao centro de atendimento, incluindo a confecção do molde e as provas, quando serão feitas as adequações e corrigidas as pequenas imperfeições na prótese.

“Mesmo com esse vai e vem, as pessoas não reclamam e a expectativa em torno do resultado final é muito grande”, conta o coordenador.

Fernando explica que a fabricação dessas próteses pelo próprio município é um grande avanço, mesmo porque já existe um trabalho altamente eficiente dentro da saúde bucal desenvolvido no município, que é considerado como o melhor do interior do Estado. Ele informa que esse atendimento é feito mediante encaminhamento pelos postos de saúde e todo o processo é realizado no Centro de Especialidades Odontológicas, localizado na rua Toshinobu Katayama, próximo ao Hospital da Mulher.

Deixe seu Comentário

Leia Também

STJ
Quinta Turma dará mais publicidade aos processos levados em mesa para julgamento
BRASIL
Câmara pode votar Lei de Emergência Cultural na próxima terça-feira
BRASIL
Firjan Senai oferece cursos de aperfeiçoamento para todo o país
STJ
Juiz deverá aplicar medidas coercitivas a familiares que se recusam a fazer DNA, sejam ou não parte na investigação de paternidade
STF
Empresas optantes pelo Simples têm direito a imunidades em receitas decorrentes de exportação
MINISTRO
Weintraub: “tentam deturpar minha fala para desestabilizar a nação”
DIA MUNDIAL
Situação de stress social pode ser gatilho para quem tem esquizofrenia
ESTADO
Canil do Corpo de Bombeiros participa de ocorrências no interior e na capital
ESPORTE
Beach Handebol brasileiro busca alternativas para se manter no topo
INTERIOR
Com peças de Lego, alunas da UEMS criam robô que ajuda na prevenção do coronavírus

Mais Lidas

TRAGÉDIA
Homem morre atropelado por rolo compactador
PANDEMIA
Dourados ultrapassa marca de 100 casos confirmados de coronavírus
MARACAJU
Homem morre após tentativa de fuga e troca de tiros com a polícia
MS-145
Motorista disse não ter visto momento que atropelou e matou ciclista