O Projeto Ára Verá (espaço iluminado) está formando neste ano a segunda turma do Curso Normal em Nível Médio Formação de Professores Guarani/Kaiowá. Os 50 professores indígenas de toda a região sul do Mato Grosso do Sul novos professores, que iniciaram o curso em 2002, participam da solenidade que será realizada nesta sexta-feira, às 19h, no Salão da Paróquia São João Batista, em Dourados.
O curso prepara professores indígenas para atuarem na educação em suas comunidades nas séries iniciais do ensino fundamental e educação infantil. O projeto teve início em julho de 1999, a partir da luta do Movimento dos Professores Indígenas Guarani/Kaiowá, tendo formado a primeira turma de 73 professores no ano de 2002.
O projeto faz parte de uma política de formação docente da secretaria Estadual de Educação, voltada ao atendimento das necessidades dos povos indígenas quanto a uma educação escolar específica e de políticas públicas para a educação escolar indígena de Mato Grosso do Sul. A formação da segunda turma teve o apoio da Prefeitura de Caarapó e dos municípios de Amambai, Aral Moreira, Bela Vista, Coronel Sapucaia, Dourados, Douradina, Japorã, Juti, Laguna Carapã e Paranhos, e de instituições como a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).
Os formandos de Caarapó são os professores Andreza Fernandes, Celso Gonçalves, Crispim Soares Martins, Devanildo Ramires, Heliodoro de Almeida, Isaias Leme, João Carlos Vilhalva, Joselina Marques, Katiana de Carvalho, Nilton Ferreira Lima e Rodinei Ramires.
O prefeito Mateus Palma de Farias (PL) comentou que a formação dos professores contribui para a construção de uma política pública educacional para os povos indígenas, com respeito à sua cultura e suas peculiaridades. “Certamente, a participação desses professores vai ajudar a consolidar a educação escolar.