segunda, 07 de outubro de 2024
Dourados
39ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Professor da Alemanha ministra curso na Uniderp

31 agosto 2006 - 16h40

Nesta sexta-feira (1º), chega a Campo Grande o professor da Universidade de Müenster, na Alemanha, Bernd Hill. Ele ministra curso de capacitação em Biônica a pesquisadores da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP). Hill permanece no Estado até o dia 20 de setembro.  
A UNIDERP e a Fundação Manoel de Barros (FMB) desenvolvem pesquisas em Biônica, em convênio com a Universidade de Müenster. A Biônica é uma ciência que trata da elaboração de modelos tecnológicos com base em modelos biológicos. Segundo o coordenador do Núcleo de Energia, Automação e Controle (NEAC) da UNIDERP, professor José Wanderley Scucuglia, no próximo ano um grupo de pesquisadores da UNIDERP irá à Alemanha para prosseguir com os estudos.
“A Biônica consiste no estudo estrutural e funcional dos organismos com o propósito de projetar dispositivos tecnológicos. É a tecnologia do futuro que será utilizada como um rico arsenal de patentes retiradas da natureza, e que serão aplicadas no desenvolvimento de novas tecnologias e produtos. A exportação do Brasil está principalmente concentrada em matérias primas e produtos agrícolas. É de primordial importância à economia brasileira aumentar suas atividades em produtos de alto valor agregado e exportar soluções tecnológicas”, explica Scucuglia.
Segundo o coordenador do NEAC, devido à alta capacidade da natureza em adaptar suas características e estruturas para resolver problemas de sobrevivência, são encontradas na vida e no comportamento dos animais muitas soluções que podem ser aplicadas para gerar novos mecanismos com soluções mais inteligentes. “O Pantanal do Mato Grosso do Sul possui uma das mais ricas biodiversidades do planeta, sua variedade de espécies possibilita um grande potencial de pesquisas aplicadas”, explica.
A UNIDERP tem investido em estudos aplicados e já possui uma das melhores estruturas de pesquisa no Pantanal, incluindo um centro de pesquisa especializado, o Instituto de Pesquisa Pantanal (IPPAN). “A Alemanha, de encontro a esses fatos, possui reconhecimento internacional em estudos sobre biônica. Combinando a tecnologia alemã com a biodiversidade brasileira é possível descobrir novos modelos e mecanismos aplicados em diferentes animais no Brasil”, comenta.
José Wanderley Scucuglia ressalta que a idéia principal é ensinar a tecnologia da biônica nos cursos de graduação na UNIDERP, para que alunos de diferentes áreas aprendam biônica geral e aplique os conhecimentos adquiridos em sua área específica, produzindo novos equipamentos com mais tecnologia e precisão. “Dentre as expectativas do convênio está a realização de pesquisas aplicadas e a idealização e implantação de um centro de estudos em Biônica na Universidade”, conta.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Fundação de Cultura credencia pareceristas para avaliação de projetos culturais do FIC
MS

Fundação de Cultura credencia pareceristas para avaliação de projetos culturais do FIC

Adolescente que matou a mãe com requintes de crueldade é apreendido
CAMPO GRANDE

Adolescente que matou a mãe com requintes de crueldade é apreendido

MUNDO

Aeronave pousa em Beirute para 2º voo de repatriação de brasileiros

Douradense é reeleita prefeita em primeiro turno no interior de SP
POLÍTICA

Douradense é reeleita prefeita em primeiro turno no interior de SP

Ex-policial e jovem de 18 anos são as vítimas do acidente fatal na BR-376
REGIÃO 

Ex-policial e jovem de 18 anos são as vítimas do acidente fatal na BR-376

ELEIÇÕES 2024

Cinquenta cidades brasileiras terão segundo turno na disputa pelas prefeituras

POLÍCIA

Briga entre casal termina com esfaqueamento em Dourados

TERRA ROXA

Discussão por aluguel atrasado termina em agressão em Dourados

DOURADOS

Câmara mantém mais da metade da atual legislatura e vê chegada de 11 vereadores

FUTEBOL

Líderes, Naviraiense e Águia Negra despontam como favoritos ao acesso para Série A

Mais Lidas

ELEIÇÕES 2024

ACOMPANHE A APURAÇÃO EM TEMPO REAL

ELEIÇÕES 2024

Confira os 21 vereadores eleitos para a Câmara de Dourados

ELEIÇÕES 2024

Dourados News terá apuração em tempo real a partir das 16h

NIOAQUE

Família procura por servidora pública aposentada que desapareceu