Famílias de produtores agrícolas de áreas metropolitanas, capitais e regiões integradas de desenvolvimento serão atendidas por meio de edital de concorrência pública lançado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A proposta é apoiar projetos para comercialização direta, em feiras livres, de produtos da agricultura familiar ou tradicional, que respeitem as culturas locais e incentivem a produção agroecológica, sustentável, de qualidade e baixo custo.
O público é constituído por agricultores familiares atendidos pelo Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), agricultores urbanos e periurbanos e beneficiários do Bolsa Família. A prioridade será dada a aglomerações urbanas com maiores percentuais de insegurança alimentar e nutricional e mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
O MDS vai destinar R$ 2,4 milhões para as propostas. Os prazos terminam no dia 5 de março para inscrição junto ao Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão). Dia 29 será divulgado o resultado final.