Menu
Busca sábado, 08 de maio de 2021
(67) 99257-3397

Produtor adota em fazenda técnicas do mundo corporativo

21 março 2011 - 16h56

A adoção de técnicas de gestão típicas do mundo corporativo das grandes cidades ajudou o produtor rural de Tocantins Epaminondas de Andrade a desenvolver seu agronegócio. Dono da fazenda Vale do Boi, especializada em produzir e comercializar reprodutores da raça de gado nelore, ele trabalhou por quase 30 anos em indústrias e grandes corporações do Rio de Janeiro e São Paulo. Os procedimentos aprendidos foram incorporados ao negócio e os bons resultados lhe renderam o primeiro lugar na categoria Agronegócios do Prêmio MPE Brasil em 2009.

“Apliquei conceitos que tradicionalmente não são usados na pecuária. A minha conta bancária é separada da conta da fazenda e meus dois filhos que trabalham comigo têm carteira assinada, assim como os demais 18 funcionários, o que não é comum no campo”, resume.

Além disso, segundo ele, contou pontos na hora de disputar a premiação o fato de a gestão se basear na informatização dos procedimentos, do controle de caixa ao rebanho, que possui atualmente 3,6 mil cabeças de gado. “É preciso investir em tecnologia e em bons serviços para se desenvolver na zona rural hoje em dia. Uso o prêmio como ferramenta de marketing”, conta.

Rentabilidade

A Vale do Boi está localizada entre as cidades de Araguaína e Carmolândia, a cerca de 400 quilômetros da capital Palmas. A fazenda conta com modernos procedimentos de melhoramento genético, área em que o empreendimento rural se tornou especialista. Segundo Epaminondas, há uma busca constante por aprimorar a rentabilidade dos rebanhos de seus clientes. Seus produtos estão presentes em importantes centrais de inseminação artificial do país.

O objetivo do prêmio é reconhecer bons conceitos e eficientes práticas de gestão nas micro e pequenas empresas brasileiras. A categoria Agronegócios é uma das oito divisões do Prêmio MPE Brasil, realizado desde 2004 pelo Sebrae em parceria com o Grupo Gerdau, o Movimento Brasil Competitivo (MBC) e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Há outras sete categorias no MPE Brasil - Comércio, Indústria, Serviços de Educação, Serviços de Saúde, Serviços de Tecnologia da Informação, Serviços de Turismo e Serviços em Geral – e uma categoria especial - Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social. Nesta terça-feira (22), serão escolhidos os vencedores entre 129 finalistas da edição 2010.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Pesquisa mostra aprofundamento de desigualdades na infância
SAÚDE
Pesquisa mostra aprofundamento de desigualdades na infância
GERAL
Explosão de gás destrói restaurante em Belém
Ministério da Saúde anuncia distribuição de doses para próxima segunda
ASTRAZENECA
Ministério da Saúde anuncia distribuição de doses para próxima segunda
Secretaria da Mulher debate situação das domésticas na pandemia
POLÍTICA
Secretaria da Mulher debate situação das domésticas na pandemia
Polícia apreende drogas que seriam entregues à detento da PED
DOURADOS
Polícia apreende drogas que seriam entregues à detento da PED
GERAL
Estágio de 20 toneladas de foguete chinês cairá na Terra até amanhã
POLÍCIA
PM prende pai e filho em Cassilândia
OPERAÇÃO PROLEPSE
Após denúncias de vizinhos, homem é autuado por incêndio em terreno
PANDEMIA
Comissão promove debate sobre falta de leitos para Covid-19
DIA DAS MÃES
FIEMS entrega mais de 700 cartas de crianças para mães da linha de frente

Mais Lidas

DOURADOS
Mulher presa com armas, drogas e veículos mantinha relacionamento com interno da PED
JÓQUEI CLUBE
Jovem é presa em Dourados com armamento de uso restrito, drogas e veículo clonado
DOURADOS
Carga de tijolos cai de caminhão em rotatória na Coronel Ponciano; veja vídeo
BR-163
Colisão entre viatura e carreta termina com policial ferido