sexta, 08 de novembro de 2024
Dourados
23ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
CAPITAL

Procon autua empresa por restringir gratuidade de passagens a idosos

30 janeiro 2020 - 10h07Por Redação

A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor - Procon/MS informou ter autuado a Viação Motta por desrespeitar o Código de Defesa do Consumidor e restringir ou mesmo negar a liberação de passagens para pessoas com idade superior a 60 anos.

Segundo o órgão, o problema voltou a ser constatado pela fiscalização integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast, que atendeu denúncia de consumidores que se  sentiram lesados nos seus direitos.

“Repetidamente a Viação Motta tem motivado consumidores a denunciá-la. Desta vez o problema ocorre em relação a duas linhas atendidas pela empresa mas os passageiros beneficiários da gratuidade não conseguem suas passagens mesmo se dirigindo, quase que diariamente, à estação rodoviária com vários dias de antecedência”, informou o Procon.

Ainda de acordo com o órgão de defesa do consumidor, os itinerários denunciados são a ligação com São Paulo e com Cuiabá, onde o problema se repete. Para São Paulo, por exemplo, a empresa explora três horários (8h, 14h15 e 20h30), ou seja, 21 linhas semanais, entretanto a concessão que seria de 100% estaria disponível somente às segundas e quartas-feiras no horário das 14h15 e no sábado às 8 horas. Com isso, das 21 linhas, somente em três haveria a liberação. Mesmo assim, não disponibilidade antes do dia 29 de fevereiro próximo, no horário das 8h. Ficou constatado que a empresa dispõe do benefício, apenas em ônibus convencionais”.

Situação idêntica ocorre em relação à ligação entre Campo Grande e Cuiabá. Neste caso são 14 viagens semanais, uma vez que são duas diárias. A restrição da gratuidade se repete e, de acordo com a empresa, o benefício é liberado apenas no horário das 19h40 aos sábados e às 7h45 aos domingos. Das 14 viagens semanais, somente em duas seria concedido o benefício. Novamente o consumidor deveria aguardar até o dia 29 de fevereiro para viajar as 19h40”, detalhou.

O Procon anunciou que devido às irregularidades foi novamente expedido Auto de Infração contra a Viação Motta (encaminhado via Correios por A.A. e, como vem ocorrendo repetidamente, concedido prazo para apresentar justificativas à desobediência. “A autuação, depois de analisada pelo Departamento Jurídico do Procon Estadual poderá resultar em multa”, pontua.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Alergia grave: pesquisadores criam 1ª caneta de adrenalina brasileira

JAGUAPIRU

Mulher é detida acusada de furtar dinheiro de caixa de conveniência 

UFGD

Festival Cultural Novembro Negro irá celebrar a cultura afro-brasileira

Morre Dom Antônio Orleans e Bragança, 'príncipe imperial' do Brasil
HERDEIRO

Morre Dom Antônio Orleans e Bragança, 'príncipe imperial' do Brasil

Carreta da Justiça realiza 280 atendimentos em Porto Murtinho e região
ITINERANTE

Carreta da Justiça realiza 280 atendimentos em Porto Murtinho e região

POLÍCIA

Mulher é presa após furtar mercadorias de hipermercado em Dourados 

MERCADO FINANCEIRO

Dólar fecha a R$ 5,73, à espera de cortes de gastos; Ibovespa cai

CHAPADÃO DO SUL

Morto em acidente entre caminhonete e carreta era gerente de fazendas

EDUCAÇÃO

UEMS divulga Programação da Semana Integrada da Consciência Negra

CHAPADÃO DO SUL

Discussão entre casal acaba com mulher esfaqueada pelo marido

Mais Lidas

COXIM

Trabalhador rural vai à cidade comemorar aniversário e desaparece

PORTO MORUMBI

Lancha utilizada para transporte de ilícitos é apreendida escondida em vegetação

DOURADOS

Jovem de 21 anos morre no Hospital da Vida três dias após acidente

POLÍCIA

Corpo de vítima de feminicídio em Itaporã é levado para o Paraná