terça, 22 de abril de 2025
Dourados
26ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
OBRA

Primeira rampa pública no Rio Dourados é entregue com articulação de Renato Câmara

22 março 2025 - 17h00Por Da redação

Na curva tranquila do Rio Dourados, entre Dourados e Laguna Carapã, uma estrutura de concreto marca, a partir de hoje, mais do que o fim de uma obra: marca o início de uma nova relação com o rio. A primeira rampa pública para embarcações do Mato Grosso do Sul foi oficialmente finalizada neste sábado (22), fruto de uma articulação do deputado estadual Renato Câmara junto à AGESUL (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos).

Voluntários e equipe da Agesul se dedicaram hoje aos trabalhos na rampa.

A conquista tem um significado poderoso. Até então, o acesso ao rio dependia da boa vontade — e dos preços — cobrados por fazendas privadas. Em algumas propriedades, o valor para baixar um barco chega aos R$ 50 por pessoa. Para muitos pescadores, esportistas e turistas, isso significava barreira. Hoje, essa realidade começa a mudar.

Instalada na MS-379, na altura da Rodovia Jonas Alves Correa, a rampa oferece acesso gratuito ao rio e já é celebrada por quem vive da pesca, pelo turismo que movimenta a região, e pelas forças ambientais, como a Polícia Militar Ambiental, que ganha ali um novo ponto de apoio para suas fiscalizações.

O projeto inclui, além da rampa, melhorias no trecho da estrada, limpeza para estacionamento e alinhamento da estrutura para garantir segurança na descida das embarcações. E o espírito coletivo também moldou essa obra. O produtor rural Thiago Alves Capilé doou o serviço de frente de trabalho para ajudar na execução da obra, e a Pedreira Esteio contribuiu com a doação da brita usada na base da rampa. Gesto que reflete o desejo de muitos: democratizar o acesso ao rio.

“Essa rampa nasce de um pedido antigo. Uma necessidade ignorada por anos. Agora, com apoio da AGESUL e da sensibilidade do Governo do Estado, conseguimos tirar do papel um sonho de quem pesca, trabalha ou apenas quer curtir o rio com dignidade”, afirmou o deputado Renato Câmara.

O gerente regional da AGESUL em Dourados, José Carlos de Sousa, o Zezinho, agradeceu aos envolvidos e destacou a importância da entrega: “Quero aqui agradecer o pedido do deputado Renato Câmara, que fez o encaminhamento para a AGESUL. Agradecer também ao Mauro Azambuja, nosso diretor-presidente da AGESUL, e ao Guilherme Alcântara, o nosso secretário de Infraestrutura. E agradecer ao governador Eduardo Riedel, que, preocupado com os pescadores, hoje entrega um descedouro público no Estado, onde vocês não vão pagar nada para descer. Isso é gratificante para nós. E agradeço muito ao pedido do deputado Renato Câmara e a todos vocês, pescadores, que são os verdadeiros parabenizados.”

De fato, o projeto prevê expansão: o próximo ponto a ser contemplado deverá ser Caarapó. Mas, para quem vive às margens do Rio Dourados, hoje já é histórico. Pela primeira vez, o acesso ao rio não passa por cercas ou portões fechados — mas por uma política pública de acesso, respeito e permanência.

Hoje, nesta pequena rampa de concreto, o Mato Grosso do Sul desce — enfim — livre ao seu próprio rio.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Funtrab realiza 'Feirão do Jovem Trabalhador' nesta quinta-feira
OPORTUNIDADE

Funtrab realiza 'Feirão do Jovem Trabalhador' nesta quinta-feira

Condenado há 17 anos por estuprar a enteada é preso em MS
COXIM

Condenado há 17 anos por estuprar a enteada é preso em MS

BRASIL

Projeto isenta de ICMS compras e serviços realizadas por pessoas com doenças graves e deficiências

Polícia apreende 11 mil maços de cigarros que seriam entregues em SP
CONTRABANDO

Polícia apreende 11 mil maços de cigarros que seriam entregues em SP

Doenças respiratórias fazem lotar de pacientes UPA e Hospital da Vida
DOURADOS

Doenças respiratórias fazem lotar de pacientes UPA e Hospital da Vida

LEGISLATIVO DE MS

Reforma de escola e posto policial em Dourados são reivindicados por Renato Câmara

BRASIL

Enem: prazo para isenção de taxa de inscrição termina na sexta-feira

CONQUIST

Egressa da Unigran preside o TRT no Mato Grosso

POLÍCIA

Carga de maconha avaliada em mais de R$ 8 milhões é apreendida na na MS-295

PROJETO DE LEI

Vai à Câmara medida protetiva para menores de 14 anos vítima de violência

Mais Lidas

TRAGÉDIA

Corpo de homem atacado por onça no Pantanal é encontrado

PÁSCOA E TIRADENTES

Bancos, comércio e repartições públicas: veja o abre e fecha do feriadão em Dourados

PARAGUAI

Policial aposentado é assassinado no interior de veículo na fronteira; veja vídeo

HOMICÍDIO

Homem é executado a tiros dentro de casa em Ponta Porã