Menu
Busca quarta, 28 de julho de 2021
(67) 99257-3397

Primeira mulher presidente na Índia toma posse

25 julho 2007 - 10h12

A primeira mulher presidente da história da Índia, Pratibha Patil, tomou posse do cargo hoje citando a luta contra a pobreza, contra a mortalidade infantil e contra o aborto como prioridades de seu mandato.
"A nação vem experimentando índices de crescimento sem precedentes. Nosso esforço comum deve fazer com que ele seja socialmente inclusivo", disse a nova chefe de Estado, em cerimônia solene no salão central do Parlamento.
A ex-governadora do estado do Rajastão, no noroeste do país, assume um cargo sem muito poder de decisão, mas de forte carga simbólica. Ela chega à Presidência depois de derrotar no sábado o até então vice-presidente, Bhairon Singh Shekhawat.
Pratibha Patil pediu aos indianos que lutem contra alguns dos males que castigam o país, como a desnutrição e a mortalidade infantil, e se comprometeu a proteger os direitos da criança.
No discurso, lido primeiro em inglês e depois em hindi, Patil lembrou diante de centenas de deputados o papel histórico de mulheres que lutaram contra o domínio estrangeiro na Índia, como Rani Lakshmibai, Begum Hazrat Mahal e Kitturu Rani Chennamma, e reservou palavras especiais para Indira Ghandi.
"Ela, como primeira e única mulher a se tornar primeira-ministra, nos ensinou que a melhoria das condições dos necessitados e a luta contra a pobreza devem continuar sendo o dever mais sagrado e prioritário dos que dirigem um país", disse.
"O fortalecimento do papel da mulher na sociedade é importante para mim, porque acredito que leve a um desenvolvimento da nação", acrescentou.
Ela pediu ao povo indiano que se mantenha "unido na luta contra tendências divisoras e destrutivas como o bairrismo, o extremismo, o terrorismo e o 'castismo'", em referência à rígida estratificação da sociedade indiana, dividida em castas.
Não faltaram referências ao fundador do Estado indiano, Mahatma Gandhi, ao primeiro chefe de Governo após a independência, Jawaharlal Nehru, e ao único prêmio Nobel de Literatura do país, Rabindranath Tagore, em discurso de grande ressonância histórica.
Pratibha Patil substitui no cargo Abdul Kalam, que entrará para a história do país como um dos presidentes mais populares.
Do lado de fora do edifício, um grupo de estudantes recolhia assinaturas para pedir que Kalam, chamado de "Homem-Míssil" devido a seu papel no programa nucleares indiano, permaneça no cargo.
"Já reunimos cerca de 20 mil assinaturas", disse o presidente da associação Juventude Indiana, Shiv Kumar, enquanto exibia um grande cartaz de apoio ao ex-presidente.
Kalam, cientista muçulmano de cabelos grisalhos e a "jaqueta Nehru" (traje abotoado de gola alta), destacava freqüentemente em seus discursos o papel dos jovens como o "futuro da nação".
Vestida com um sári verde, Pratibha se dirigiu após a cerimônia a seu novo lar: o imponente palácio presidencial Rashtrapati Bhavan.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Veículo carregando com 200 quilos de maconha é apreendido na BR-267
Veículo carregando com 200 quilos de maconha é apreendido na BR-267
JUDICIÁRIO
Gilmar Mendes manda PGR se manifestar sobre investigação de Braga Netto
Jovem é agredida por tio após ele encontrar teste de gravidez no banheiro
Atleta de MS, Leonardo de Deus termina final dos 200m borboleta longe do pódio
JOGOS DE TÓQUIO
Atleta de MS, Leonardo de Deus termina final dos 200m borboleta longe do pódio
Frio: prefeitura cria força-tarefa para atender pessoas em situação de rua
DOURADOS
Frio: prefeitura cria força-tarefa para atender pessoas em situação de rua
Brasileiro acusado de feminicídio é deportado do Paraguai
EDUCAÇÃO
IFMS abre matrículas da 2ª chamada para cursos de qualificação profissional
MEIO AMBIENTE
PMA resgata filhote de veado em quintal de residência em Guia Lopes
CREDENCIAMENTO
Escolagov divulga pontuação de candidatos em processo seletivo
FRONTEIRA
Polícia prende acusado de tentativa de estupro contra estudantes de medicina

Mais Lidas

ESTRELA PORÃ
Homem que atropelou e matou adolescente de 13 anos é preso em Dourados
DOURADOS
Acidente no Centro deixa motociclista com fratura na perna e motorista foge
DOURADOS
Preso, jovem afirma ter bebido e que fugiu por medo de linchamento
DOURADOS
Drogas e submetralhadora são apreendidos no Idelfonso Pedroso