Considerado como um dos programas que mais apresentaram resultados positivos no primeiro ano da atual administração, a Ação Comunitária volta aos bairros e distritos de Dourados. Assim como em 2009, o prefeito Ari Artuzi (PDT) quer levar literalmente a prefeitura para cada região da cidade, com obras e serviços, bem como o atendimento ao público, através de representantes de cada secretaria.
A primeira ação comunitária de 2010 está programada para esta sexta-feira, na região do Jardim Novo Horizonte, aproveitando a inauguração da Escola Municipal Luiz Antônio Álvares Gonçalves. Desde segunda-feira, equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e da Secretaria de Obras estão naquela área da cidade, desenvolvendo serviços de limpeza nas ruas, roçada, poda de árvores, revisão da iluminação pública e tapa-buracos.
No sábado, as demais secretarias se unem para promover outros atendimentos, como na área de saúde, assistência social, meio ambiente e ainda atividades culturais e esportivas. Aproveitando toda essa movimentação, a prefeitura vai dar ênfase ao combate à dengue no município. Agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) farão um trabalho de conscientização para tentar reduzir o índice de focos.
Ari Artuzi anunciou que as ações comunitárias serão realizadas a cada 15 dias dentro da cidade, atendendo os bairros e, entre uma e outra, a prefeitura vai até aos distritos com a mesma estrutura. A programação está concluída e pelo menos para os próximos três meses é previsto um evento como esse a cada fim de semana. O prefeito disse que espera diversificar os atendimentos, até mesmo com parcerias de outras instituições como Senai e Sesi.