A Prefeitura de Dourados através da Secretaria Municipal de Obras Públicas vem recuperando máquinas e equipamentos que fazem parte do parque de máquinas do município, que estavam sucateados há mais de dois anos. Nesta quinta-feira(14) a Prefeitura colocou em operação uma pá carregadeira, da marca Caterpillar, com aproximadamente 15 anos de uso.
Desde o inicio da administração do prefeito Ari Artuzi vem sendo reformado o marque de máquinas da Prefeitura. Esta é a segunda pá carregadeira que foi totalmente reformada, segundo o diretor do Departamento de Estradas e Rodagens, Alberto Alves dos Santos (Bebeto). Esse tipo de máquina, segundo ele, é imprescindível para a recuperação das estradas vicinais do município.
De acordo com Bebeto, por causa das constantes chuvas a situação das estradas, em alguns trechos, não são boas e por isso, a Prefeitura está tendo pressa para consertar as estradas uma vez que no próximo mês inicia o escoamento da safra 2009/2010, bem como o transporte de estudantes da zona rural. “A prioridade no momento é consertar as estradas já que o escoamento da safra está próximo, bem como o transporte de estudantes”, destaca Bebeto.
De acordo com o diretor do Departamento de Estradas e Rodagens, existe uma preocupação desde o inicio da administração, em relação à recuperação das estradas. Em breve o município estará concluindo a compra de R$ 3 milhões em máquinas, que serão destinadas para recuperação de ruas na área urbana e também nas estradas rurais.
Ari Artuzi informou ainda que estão previstos a aquisição de pelo menos dez itens, sendo seis caminhões, duas escavadeiras e dois rolos compressores, que são equipamentos e máquinas que a prefeitura precisa para manter as vias públicas em condições de tráfego. “A frota atual está totalmente comprometida, com exceção de algumas máquinas que já foram completamente reformadas, mas não são suficientes para fazer todo o serviço na cidade e nas estradas”, disse.
Os recursos para aquisição de máquinas referem-se a uma linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), disponibilizado através do Programa Provias, autorizado pelo Conselho Monetário Nacional.