O prefeito de Dourados, Alan Guedes (PP), afirma que a dificuldade na contratação de médicos para atenção primária esbarra no teto remuneratório do funcionalismo público municipal, atrelado ao salário do chefe do Executivo, atualmente em R$ 13.804,56.
Em entrevista ao Dourados News, o mandatário informou que recente processo seletivo aberto para contratar 30 profissionais de medicina resultou na formalização de apenas seis vínculos.
"Já recebi entidades médicas e parte disso está relacionado ao que se paga para esses profissionais no município. Isso esbarra no teto remuneratório municipal e é um debate que a gente precisa em algum momento fazer, principalmente por conta da fixação de médicos, porque são profissionais com um valor médio salarial mais alto e está faltando na rede. Fazemos processo seletivo e não preenche porque preferem atuar na região ou em unidades privadas onde ganham mais. Temos que entender isso como limitador e começar a ter de maneira responsável uma discussão sobre esse assunto", pontuou.
Essa busca por alternativas faz parte do plano de reestruturação da rede de atendimento primário do município, de acordo com o prefeito.
"A gente precisa reestruturar a atenção primária para gastar menos com média e alta complexidade. Levamos em Brasília, na semana passada, no Ministério da Saúde, uma proposta de requalificação da nossa atenção primária e dia 4 de novembro vamos mandar uma equipe de técnicos da prefeitura para trabalhar nessa restruturação da nossa rede, que passa pela parte física, de equipe, e temos um problema grande que é a falta de médico", detalhou Alan.
Segundo o prefeito, essa ainda é uma demanda que precisa ser solucionada para dar à população douradense a atenção merecida.
"Reconheço que nós ainda temos muito que avançar. Mas penso que avançamos muito na efetividade de algumas políticas públicas específicas. Passamos um ano difícil em 2020 em relação à educação. Conseguimos voltar à sala de aula, zerar o déficit de Ceims [centros de educação infantil]. Às vezes a mãe não consegue a vaga no Ceim que ela quer, mas consegue em outra unidade nossa ou conveniada", disse.
Ao anunciar vagas ociosas nos centros de educação infantil conveniado, o prefeito ponderou ser uma mostra de que o serviço tem atendido a população.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Tarifaço e fundo ambiental são prioridades de chanceleres do Brics

INMET emite dois alertas para Dourados e previsão indica chuva e queda de temperatura

Enem 2025: prorrogado prazo para pedir isenção da inscrição

O Ministério da Previdência Social alerta aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro
Golpista engana duas mulheres durante venda de motocicleta em rede social em Ponta Porã

Homem morre após confronto com a polícia em Campo Grande

Crédito do Trabalhador: Banco do Brasil ultrapassa marca de R$ 2 bilhões em empréstimos

Governo autoriza nomeação de mais de 4 mil aprovados no Concurso Nacional Unificado

Mulher é esfaqueada pelo marido após discussão em aldeia de Dourados

Agressor poderá ser monitorado eletronicamente em casos de violência doméstica
Mais Lidas

Após ataque a caseiro, "Lei da Onça" pode ser criada em MS

Homem que morreu atingido por eucalipto em Dourados tinha 56 anos

Mulher é presa após esfaquear outras duas que bebiam com o seu marido em casa abandonada
