Menu
Busca terça, 27 de julho de 2021
(67) 99257-3397

Prefeitura promove quatro eventos culturais nos próximos dias

26 julho 2007 - 11h09

A Prefeitura de Dourados, por intermédio da Fundação Cultural e de Esportes de Dourados (Funced), inicia amanhã (27) a primeira de quatro importantes ações culturais, a 1ª Noite da Guarânia, que tem como objetivo resgatar essa modalidade musical para o público douradense; além do show do Núcleo Popular de Cultura; da 5ª Noite da Viola, que já se consolidou como um dos mais importantes eventos da música de raiz no Estado e da 6ª Mostra de Dança, que vem sendo referência para escolas e academias sul-mato-grossenses.
A 1ª Noite da Guarânia acontece amanhã (27) a partir das 19h e terá como ingresso um quilo de alimento não perecível e participação de Hugo Sulin, Grupo Los Canários, Tânia Xavier, Pablo e Rafael Rodrigues com suas harpas; Vilela e Zé Correia e Orlando da Harpa.
De origem paraguaia, a guarânia foi introduzida no País a partir de pesquisa de Raul Torres, autor de Colcha de Retalhos e divulgada no Brasil desde a década de 40, quando duplas sertanejas passaram a realizar versões para o português e teve uma divulgação maior com o compositor Mário Palmério, que foi embaixador do Brasil em Assunção e reforçou o ritmo no cenário musical brasileiro.
NÚCLEO
Na terça-feira, dia 31 de julho, acontece, também no Teatro Municipal, a partir das 19h, o Show do Núcleo Popular de Cultura, que realizará uma amostra do aprendizado de alunos que freqüentam os cursos de música, dança e artes no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Jorge Antônio Salomão, o “Jorjão”.
Segundo a coordenadora de Cultura da Funced, Lelian Paschoalick, os alunos do Núcleo Popular de Cultura apresentarão coreografias de dança de rua, do estilo break; interpretações ao violão e trabalhos do curso de pintura em tecidos.  





 
VIOLA
No dia 3 de agosto, sexta-feira da próxima semana, acontece no Teatro Municipal a 5ª Noite da Viola, evento que oferece oportunidades aos profissionais da música de raiz mostrarem seus trabalhos e que se consolidou como um dos mais importantes no Estado por oferecer essa oportunidade aos violeiros.
Confirmaram participação na 5ª Noite da Viola os violeiros Altair da Viola; Dito Freitas, que lança o segundo CD da carreira no evento; Eduardo Viola & Pantanal, de Itaporã; Grupo de Catira, também de Itaporã; Maicon Augusto & Kinho da Viola; Paulo Cezar & Vanderlei; Tião Dourados & Padozinho; Tião Viola & Montenegro e Vilela & Zé Correia. O ingresso para a 5ª Noite da Viola é uma caixa de leite longa vida.    


 
DANÇA
 
Um dos eventos culturais de maior destaque no acesso da população carente à cultura, a Mostra de Dança de Dourados, instituída no primeiro mandato do prefeito Laerte Tetila, também se consolidou em Dourados, no interior e no Estado e de 16 a 19 de agosto, entra em sua 6ª edição. As inscrições para os grupos interessados em participar da mostra se encerram amanhã (27), na Funced e o regulamento pode ser visto no site da Prefeitura de Dourados (www,dourados.ms.gov.br/funced).
Lelilan destaca que a mostra é uma oportunidade também às academias e escolas de apresentarem seus trabalhos e aos programas culturais desenvolvidos pela Prefeitura de Dourados, como o AABB Comunidade e de outros órgãos.
Além das academias douradenses e convidados de Campo Grande e de cidades do interior do Estado a Mostra de Dança de Dourados já contou com as participações da Cia de Dança Cisne Negro, de São Paulo; Ginga Cia de Dança, de Campo Grande e Cia de Arte da Uniderp, de Campo Grande, como atrações principais.
Lelian reforça que entre os objetivos da mostra estão o intercâmbio artístico por meio da dança; despertar, principalmente nas crianças e jovens e na platéia, o interesse pela dança; fomentar o ensino da dança; valorizar o artista na sociedade e democratizar o acesso à cultura.
Informações sobre os eventos que acontecem no período de três semanas podem ser obtidas pelo telefone 3423-8955.
 





 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Uma semana após ficar laranja, Dourados volta a ser pintada de vermelho pelo Prosseguir
PANDEMIA
Uma semana após ficar laranja, Dourados volta a ser pintada de vermelho pelo Prosseguir
MS apresenta queda no número de hospitalizados por coronavírus
PANDEMIA
MS apresenta queda no número de hospitalizados por coronavírus
REGIÃO
Motociclista é preso após realizar manobras perigosas
Preço da gasolina tem alta de 5,75% com relação ao mês de maio, aponta Procon
DOURADOS
Preço da gasolina tem alta de 5,75% com relação ao mês de maio, aponta Procon
Prefeitura multa empresa contratada para manutenção do PAM
DOURADOS
Prefeitura multa empresa contratada para manutenção do PAM
REGIÃO
Polícia encontra droga enterrada e suspeitos de tráfico são presos
NOVA ALVORADA DO SUL
Homem que atropelou e matou motociclista passou tarde em conveniência e pilotava em alta velocidade
PONTA PORÃ
Veículo é apreendido com pneus contrabandeados na região de fronteira
TÓQUIO 2020
Brasil vence a Zâmbia no futebol feminino e pega Canadá nas quartas de final
ARTIGO
A importância do auxílio-inclusão para a pessoa com deficiência

Mais Lidas

DOURADOS
Revoltados por morte de adolescente, populares atacam casa de acusado
POLÍCIA
Adolescente de 13 anos morre após ser atropelado no Estela Porã; motorista fugiu
DOURADOS
Homem é esfaqueado na Rua Monte Alegre e encaminhado em estado grave ao HV
ESTRELA PORÃ
Homem que atropelou e matou adolescente de 13 anos é preso em Dourados