Com pelo menos 1.500 quilômetros de estradas vicinais sob responsabilidade do município, a Prefeitura de Dourados tem concentrado suas equipes para recuperar essas vias, buscando garantir melhor acesso de veículos e máquinas durante o escoamento da safra agrícola. Pelo menos 200 km são considerados críticos e, mesmo com a chuva que não tem dado trégua, a recuperação está sendo feita.
O diretor do Departamento de Estradas de Rodagem da Secretaria de Obras, Alberto Alves dos Santos, o Bebeto, informou que uma das equipes está atuando na região do Guassu, partindo de Vila Formosa; outra equipe está na Vila Vargas recuperando a 5ª e 7ª linhas e, uma terceira equipe trabalha na região do Potreirito. O diretor explica que nos trechos mais problemáticos a prefeitura, além do patrolamento, ainda faz o cascalhamento.
Outro serviço que o município desenvolve nestes pontos é a construção das chamadas caixas de captação de água, que tem como finalidade escoar a água das chuvas, evitando o acúmulo no leito da pista. Para esse tipo de trabalho a prefeitura conta com um moderno equipamento, uma pá-carregadeira hidráulica que proporciona maior rapidez na construção das caixas e com isso a possibilidade de recuperar as vias em menor tempo.
Nos assentamentos Lagoa Grande Amparo, no distrito de Itahum, a prefeitura mantém uma patrol atendendo exclusivamente aquela região e, na sede do município, outras equipes recuperam ruas de bairros da periferia, que tiveram o tráfego prejudicado pelas chuvas. Na semana passada foram restauradas várias vias do Jardim Novo Horizonte. Durante esta semana as máquinas da prefeitura estão na rua José de Alencar, região da Vila Índio.