O prefeito de Dourados Ari Artuzi garantiu nesta quarta-feira, a doação de uma área onde será construída a nova sede do DOF (Departamento de Operações de Fronteira). O prefeito apresentou a proposta da disponibilidade de um terreno de um hectare e meio ao órgão, durante reunião com representantes do comando do Departamento e integrantes da ONG Salve que é uma das entidades que colaboram para a manutenção do Departamento.
A área onde deve ser construída a nova sede do DOF, fica próxima ao Distrito Industrial de Dourados perto do trevo de acesso a Empresa Fertipol. De acordo com o delegado do DOF, Antônio Carlos Videira, a área disponibilizada pela Prefeitura atende ao projeto de ampliação e modernização do
Departamento que deve contar inclusive com um heliporto homologado pela Anac(Agência Nacional de Defesa Civil).
Videira comentou que com o recebimento de um helicóptero que será usado no trabalho de fiscalização e combate aos crimes praticados na área de fronteira, além do aumento do efetivo, o DOF não tem como mais permanecer na atual sede. “Precisamos de uma área grande, que tenha de um e meio a dois hectares. Como a Secretaria Nacional de Segurança Pública já nos garantiu
os recursos para a construção da nova sede, agora resta avaliar o local sugerido pelo prefeito e iniciar a obra”, explicou o delegado.
O prefeito Ari Artuzi disse que caso a área disponibilizada pelo município atenda as necessidades do DOF, que comece então a obra. “Vocês podem começar a construir a partir de amanhã mesmo. Vamos acelerar a documentação e fazer logo um ato de cedência ao Estado e construir esta sede”, afirmou.
Artuzi também aproveitou para garantir as obras de pavimentação asfáltica ao redor da nova sede do DOF, que irá ficar de frente a BR. O major, Givaldo Mendes de Oliveira, que também integra o comando do órgão informou que, em princípio considera o terreno indicado pelo prefeito Ari Artuzi, ideal ás instalações do DOF.
Ele declarou que as negociações entre a direção do Departamento e a Prefeitura de Dourados, já vinham sendo feitas e que estavam bem adiantadas. “Estranhei as informações divulgadas hoje de que Dourados, poderia perder a sede do DOF porque não havia uma definição em relação ao local. A matéria foi inoportuna é preciso parar de ficar fazendo especulações. O DOF não vai para Amambai ou Ponta Porã, a nova sede será construída aqui mesmo e com a área doada pela Prefeitura que inclusive já apresentou a proposta do local do terreno”,frisou o major.