Os prefeitos decidiram nesta quinta-feira adiar o início do ano letivo para o dia 18 de fevereiro, dez dias após a data prevista para o começo das aulas na rede pública de ensino em Mato Grosso do Sul.
A decisão saiu da assembléia-geral ocorrida no período da tarde no plenário da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, que contou, inclusive, com a presença do governador André Puccinelli (PMDB).
Os constantes temporais registrados quase que diariamente no Estado foram a “gota d’água” para o adiamento das aulas que deveria ter início no dia 8 do próximo mês.
Em princípio, alguns prefeitos se manifestaram contrários em adiar o início do ano letivo alegando várias situações, mas o clima de solidariedade foi maior, convencendo a maioria a apoiar os colegas cujas cidades são as mais prejudicadas pelo período chuvoso, conforme definiu o presidente da Assomasul, Beto Pereira (PSDB).
A maioria dos prefeitos presentes à reunião reconheceu as dificuldades em começar as aulas na data prevista diante da situação das estradas vicinais, totalmente prejudicadas pelas tempestades.
Presente a reunião, o próprio governador André Puccinelli mencionou alguns casos, como Novo Horizonte do Sul, onde a situação é complicada diante o caos que tomou conta da cidade.
No mesmo dia do encontro dos prefeitos, o governador assinou decreto direto de “situação de emergência em Novo Horizonte”, como forma de resolver os problemas enfrentados pela população da cidade, localizada a 260 quilômetros da capital.
Uma das cidades mais atingidas foi Aquidauana, onde várias famílias estão desabrigadas em decorrência do transbordamento do rio. Em outras, como Caarapó e Ivinhema, por exemplo, as fortes chuvas que caíram nos últimos dias destruíram pontes de madeira, abriram enormes crateras e danificaram estradas vicinais, vindo a comprometer o escoamento da safra agrícola.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Em 12 meses, 16% dos maiores de 18 anos compraram ao menos 1 livro

Indivíduos com mandados de prisão pelo crime de homicídio na forma tentada são presos
Projeto aumenta pena para aborto provocado sem o consentimento da gestante

Proposta busca endurecer punições previstas na Lei Antidrogas

Hostels brasileiros recebem reconhecimento mundial na premiação considerada o 'Oscar' do setor
Mendes rejeita recursos sobre descriminalização do porte de maconha

Brasil enfrenta Colômbia pela 2ª rodada do hexagonal final do Sul-Americano

Mortes por Síndrome Respiratória aumentam e somam 25 no ano em MS

Polícia investiga grupo suspeito de atentar contra a ex-prefeita de Jardim

Foragido da Justiça é preso pelo DOF em Iguatemi
Mais Lidas

Douradense morre atropelado por caminhão na rodovia Castelo Branco em SP

Médica de Dourados que não cumpria horário em posto de saúde terá que devolver R$ 90 mil

Azul Linhas Aéreas suspende voo para cidade de MS
