Menu
Busca sexta, 07 de maio de 2021
(67) 99257-3397

Políticos de MS querem punir Globo por engano sobre Bonito

28 janeiro 2011 - 17h26

Uma gafe ocorrida durante a exibição de um capítulo da novela “Insensato Coração”, envolvendo a cidade de Bonito, em Mato Grosso do Sul, irritou políticos locais e reacendeu a discussão pela mudança de nome do Estado. Tudo porque num diálogo entre os personagens Pedro (vivido pelo ator Eriberto Leão) e Luciana (a atriz Fernanda Machado), o rapaz convidou a moça, reiteradas vezes, a ir para Mato Grosso, onde poderiam mergulhar nas águas de Bonito - a principal riqueza turística de Mato Grosso do Sul, o Estado vizinho.

A Fundação de Turismo do Estado enviou uma carta ao autor da novela, Gilberto Braga, pedindo “possíveis reparações, pois a cidade de Bonito está situada em Mato Grosso do Sul e não em Mato Grosso, como deu a entender no diálogo”.

Na carta, assinada pela secretária de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nilde Brun, ainda consta que “a informação equivocada gera prejuízos ao Estado e aos turistas que, mal informados, vão procurar a cidade de Bonito no Estado de Mato Grosso”.

O deputado estadual Paulo Duarte (PT) defende que o governo aplique uma punição contra a rede Globo, com cortes de verbas publicitárias. O equívoco geográfico, segundo ele, acarreta em prejuízos à economia do Estado, sobretudo a Bonito. "O governo de Mato Grosso do Sul é um dos maiores anunciantes da emissora e tem um instrumento forte de protesto. Duvido que a Globo erraria de novo, se o governo suspendesse por um mês os anúncios", disse o deputado petista.

A revolta das autoridades sul mato-grossenses é acentuada pelo fato de não ser a primeira vez que Gilberto Braga faz confusões entre os nomes dos dois Estados. Em 2004, durante um capítulo da novela “Celebridade”, a personagem de Malu Mader também disse que iria para Mato Grosso, visitar Bonito.

Devido aos sucessivos equívocos envolvendo os nomes dos dois Estados, desde o ano passado a discussão sobre uma possível mudança de nome de Mato Grosso do Sul ganhou força. O deputado estadual Antônio Arroyo (PR) apresentou um projeto estabelecendo as regras para se fazer um plebiscito. Entre as sugestões mais cotadas estão os nomes “Estado do Pantanal” e “Estado do Cerrado”.

O secretário de Turismo de Bonito, Augusto Mariano, informou que “não adianta decidir nada no calor da emoção”. “Isso volta à tona principalmente quando acontecem confusões, como ocorreu na novela”, disse. Segundo ele, se o projeto de alteração de nome for mesmo levado adiante, tem ser realizado com calma, com fóruns de discussão, analisando os prós e contras da mudança.

Independentemente disso, o secretário acha que o governo deveria investir mais em marketing em Mato Grosso do Sul. “Bonito é mais conhecido que o Estado. Nunca foi feito um trabalho de marketing maciço para fixar uma coisa à outra”, observou.

Procurada, a TV Globo disse que só se manifestaria após ser formalmente informada pelo Estado de Mato Grosso do Sul.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TECNOLOGIA
WhatsApp vai limitar funções de contas que não aceitarem novas regras
Amigos fazem vaquinha para mãe recomeçar a vida ao lado dos 4 filhos
Agetran faz cerca de 400 abordagens na primeira blitz do Maio Amarelo
DOURADOS
Agetran faz cerca de 400 abordagens na primeira blitz do Maio Amarelo
NAVIRAÍ
Operação multa arrendatário em R$ 12 mil por incêndio em pastagem
IMPEACHMENT
Tribunal absolve governador de Santa Catarina, que reassumirá o cargo
PONTA PORÃ
Baleado, homem cruza fronteira, é socorrido por policiais e morre em hospital
Detran/MS realiza neste sábado mutirão para renovação de CNH
Boliviano líder de grupo atuava no tráfico de cocaína é extraditado ao Brasil
FUTEBOL
Costa Rica faz 3 a 0 no União/ABC e encerra turno do hexagonal na liderança
MEIO AMBIENTE
PMA captura tamanduá-bandeira no banheiro de residência em Itaporã

Mais Lidas

DOURADOS
Mulher presa com armas, drogas e veículos mantinha relacionamento com interno da PED
DOURADOS
Pancadaria em motel termina na delegacia com três pessoas detidas
JÓQUEI CLUBE
Jovem é presa em Dourados com armamento de uso restrito, drogas e veículo clonado
DOURADOS
Carga de tijolos cai de caminhão em rotatória na Coronel Ponciano; veja vídeo