segunda, 10 de novembro de 2025
Dourados
23ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
LEGISLATIVO DE MS

"Veterinários no Bombeiros integram segurança, meio ambiente e saúde pública", destaca Renato Câmara

05 novembro 2025 - 14h38Por Da Redação

A Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, na terça-feira (4/11), a indicação do deputado estadual e vice-presidente da Casa, Renato Câmara (MDB), que solicita ao Governo do Estado a criação da especialidade de Médico-Veterinário Bombeiro Militar no quadro efetivo do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul.

O ganho essencial para o Estado, segundo Renato, é ampliar a capacidade de resposta em situações de emergência, desastres e acidentes ambientais, garantindo o atendimento adequado também aos animais afetados. A presença de profissionais especializados permitirá maior integração entre as áreas de segurança, meio ambiente e saúde pública, dentro do conceito internacional de Saúde Única (One Health), que conecta a saúde humana, animal e ambiental.

“Estamos falando de uma medida que fortalece o Corpo de Bombeiros e amplia a proteção da vida em todas as suas formas. O médico-veterinário é indispensável em operações de resgate, triagem e controle de zoonoses. É uma pauta moderna, que integra segurança, meio ambiente e saúde pública”, destacou o deputado.

A indicação foi apresentada por Renato Câmara atendendo as reivindicações dos representantes do setor e tem o apoio de entidades que representam a categoria, como o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS), o Sindicato dos Médicos-Veterinários (SINDIVET-MS) e a Federação Nacional dos Médicos-Veterinários (FENAMEV). Essas instituições defendem que a criação da nova especialidade é uma demanda histórica da classe e um avanço institucional para o Estado.

Outros estados, como Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro, já estão discutindo ou implementando iniciativas semelhantes. Nessas regiões, a presença de veterinários nas corporações tem se mostrado essencial em grandes tragédias ambientais, como Mariana e Brumadinho, onde esses profissionais atuaram no resgate e tratamento de animais, além de evitar riscos sanitários à população humana.

Com a aprovação unânime em plenário, o próximo passo é a publicação da indicação e o encaminhamento ao governador Eduardo Riedel, ao secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, e ao secretário de Administração, Frederico Felini, que devem avaliar os aspectos técnicos e jurídicos da proposta. Durante esse processo, Renato adiantou que seguirá trabalhando pessoalmente para reforçar o pedido junto ao Governo, até que o projeto avance para a etapa de estudos e viabilidade.

“A criação dessa categoria representa uma inovação institucional e um marco para a modernização da estrutura do Corpo de Bombeiros. Vamos continuar acompanhando e articulando para que esse reconhecimento se transforme em realidade”, afirmou Câmara.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Campeonato Estadual Sub-17 tem semifinalistas definidos
FUTEBOL

Campeonato Estadual Sub-17 tem semifinalistas definidos

EDITAL

Edital de convocação - Conjunto Dona Josefa

CORUMBÁ

Homem morre após desaparecer no rio durante pescaria

Plano Diretor do Corredor Bioceânico avança com 264 propostas 
ECONOMIA

Plano Diretor do Corredor Bioceânico avança com 264 propostas 

EDUCAÇÃO

Abstenção no primeiro dia do Enem 2025 chegou a 27%

DOURADOS 

Inscrições para estágio com bolsas de até R$ 1,1 mil terminam hoje

SEU BOLSO

Bolsa Família 2025: pagamentos começam nesta semana

TRÁFICO

Morador de Dourados é preso com 1,5 tonelada de maconha a caminho de SP

TEMPO

Segunda-feira de sol com aumento de nebulosidade em Dourados

FUTEBOL

Cruzeiro empata com Flu e perde chance de colocar pressão nos líderes

Mais Lidas

DOURADOS

Loja de equipamentos eletrônicos tem porta estourada na região central 

LEGISLATIVO DE MS

Bairros de Dourados recebem investimento de R$ 4 milhões em infraestrutura

MS-276

Homem morre em acidente entre Dourados e Indápolis

POLÍCIA

Idoso matou homem em chácara após bebedeira com filha e genro