quarta, 09 de julho de 2025
Dourados
14ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
JUDICIÁRIO

TJ/MS participa de simpósio sobre combate ao crime organizado

14 junho 2025 - 17h00Por Da Redação

O TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) foi representado no 1º Simpósio STJ-Interpol – A Interpol e a Criminalidade Contemporânea, realizado no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, nos dias 12 e 13 de junho. Participaram do evento o Coordenador do Comitê de Segurança Institucional do TJ/MS, Desembargador Jairo Roberto de Quadros, o Juiz Auxiliar da Presidência, Thiago Nagasawa Tanaka, e o Juiz da Vara de Execução Penal de Campo Grande, Albino Coimbra Neto. Também marcou presença a juíza Mariel Cavalin, que integra a Diretoria da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da AMB e da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), o simpósio reuniu especialistas nacionais e internacionais para discutir estratégias conjuntas no enfrentamento ao crime organizado transnacional. Durante a abertura, o presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, destacou a importância da aproximação entre o Poder Judiciário e a Interpol, como meio de fortalecer redes de cooperação e promover respostas mais rápidas, inteligentes e integradas à criminalidade contemporânea.

O evento também contou com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e do procurador-geral da República, Paulo Gonet, que reforçaram a urgência de ações coordenadas entre Judiciário, Ministério Público e forças policiais. A diretora do UNODC no Brasil, Elena Abbati, alertou sobre o avanço de crimes como tráfico humano, mineração ilegal e corrupção, fenômenos transnacionais que afetam diretamente a economia, o meio ambiente e a confiança nas instituições.

A participação de magistrados do TJMS em encontros como este reforça o compromisso da Justiça sul-mato-grossense com a segurança pública, a modernização das práticas judiciais e a articulação institucional em nível global. Para o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, os temas abordados no simpósio são fundamentais, especialmente em um estado de fronteira, onde o enfrentamento ao crime organizado exige estratégias conjuntas e a adoção de ferramentas tecnológicas eficazes.

O intercâmbio de experiências promovido pelo simpósio contribui para o aprimoramento da atuação judicial e fortalece a integração entre os diversos órgãos de justiça e segurança, em prol de uma resposta mais eficiente e coordenada às ameaças que ultrapassam fronteiras.
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Polícia fecha "boca de fumo" e prende traficante em flagrante 
DOURADOS

Polícia fecha "boca de fumo" e prende traficante em flagrante 

POLÍTICA

Líder do Centrão ataca Comunicação do governo Lula, que responde

Veículo furtado em São Paulo é recuperado em Mato Grosso do Sul
BATAGUASSU

Veículo furtado em São Paulo é recuperado em Mato Grosso do Sul

DEPUTADO LICENCIADO

Eduardo Bolsonaro diz que tarifa é resposta a abusos de Moraes

Passageira entra em trabalho de parto e motorista é escoltado
CAPITAL

Passageira entra em trabalho de parto e motorista é escoltado

JUDICIÁRIO

Trama golpista: Moraes mantém prisão do general Mário Fernandes

CAMPO GRANDE

Adolescentes apedrejam homem enquanto ele dormia em calçada

SAÚDE

MS adota Estrutura Mosaico para vigilância contra vírus respiratório

FRONTEIRA

Preso suspeito de emboscar e matar trabalhador em estrada rural

NOVAS TECNOLOGIAS

SUS vai oferecer 2 tratamentos hormonais para endometriose

Mais Lidas

ESTELIONATO

Produtor rural de Dourados perde R$ 100 mil em golpe da falsa venda de milho

BARBÁRIE

Bebê de um ano morre em MS e suspeita é que tenha sido estuprada pelo pai

ECONOMIA

Novo leilão do Detran tem Corsa com lance inicial de R$ 3.545

HOMICÍDIO

Jovem morre no HV três dias após ser baleado no pescoço e suspeito é preso