domingo, 19 de abril de 2026
Dourados
32ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
JUSTIÇA

STM dá dez dias para Bolsonaro se defender contra perda de patente

10 fevereiro 2026 - 19h20Por Agência Brasil

O ministro Carlos Vuyk de Aquino, do STM (Superior Tribunal Militar), concedeu nesta terça-feira, dia 10 de fevereiro, prazo de dez dias para que os advogados de Jair Bolsonaro apresentem defesa no processo que pede a expulsão do ex-presidente do Exército, em função da condenação na ação penal da trama golpista. 

A apresentação da defesa é o primeiro passo no andamento processual da ação na qual o MPM (Ministério Público Militar) pediu, no dia 3 de fevereiro deste ano, a perda da patente de Bolsonaro, que é capitão da reserva. 

Após receber a manifestação de defesa do ex-presidente, o processo voltará para o gabinete do ministro. Não há prazo para julgamento do caso.

Se a perda da patente for decretada pelo STM, o salário que Bolsonaro recebe será repassado para a esposa ou filhas em forma de pensão.

O benefício é conhecido como "morte ficta" e está previsto na legislação das Forças Armadas desde 1960. 

De acordo com a Constituição, o oficial das Forças Armadas pode ser expulso no caso de condenação criminal superior a dois anos de prisão por condenação criminal.

O ex-presidente foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e três meses de prisão por ter liderado uma trama para se manter no poder mesmo depois de ter sido derrotado nas eleições de 2022.

Bolsonaro cumpre pena na Papudinha, como é conhecida a Sala de Estado Maior do 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

Além de Bolsonaro, o MPM também pediu a perda da patente dos generais da reserva Augusto Heleno, Paulo Sergio Nogueira, Braga Netto e o almirante Almir Garnier, que também foram condenados pelo Supremo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Corpo de Bombeiros verifica possível vazamento de produto químico e posto
REGIÃO

Corpo de Bombeiros verifica possível vazamento de produto químico e posto

Mais de 3,4 mil hospedagens já atuam com nova Ficha Digital de Hóspedes, de acordo com Ministério
INOVAÇÃO

Mais de 3,4 mil hospedagens já atuam com nova Ficha Digital de Hóspedes, de acordo com Ministério

Na Alemanha, Lula defende parceria com Europa na descarbonização
INTERNACIONAL

Na Alemanha, Lula defende parceria com Europa na descarbonização

Reconhecimento do circo como manifestação cultural vai à sanção
POLÍTICA

Reconhecimento do circo como manifestação cultural vai à sanção

Homem é preso em flagrante após incendiar residência de companheira
CAMPO GRANDE

Homem é preso em flagrante após incendiar residência de companheira

POLÍTICA

Comissão da Câmara aprova piso salarial de R$ 5,5 mil para assistentes sociais

JUSTIÇA

Réus são condenados a 1,2 mil anos por chacina contra família no DF

SAÚDE

Dourados ultrapassa 5 mil casos de chikungunya e tem 8 mortes, com 2 em investigação

SAÚDE

Goiás tem 42% dos casos de síndrome respiratória até 2 anos de idade

DOURADOS

Inmet prevê onda de calor em Dourados com temperaturas até 5 °C acima da média nesta semana

Mais Lidas

DOURADOS

Vereador cobra medidas urgentes contra circulação de veículos elétricos guiados por menores

RIO NEGRO

Carga milionária de maconha é descoberta em tanque de combustível agrícola

DOURADOS

Prefeitura divulga lista de famílias pré-selecionadas para o "Minha Casa, Minha Vida"

REGIÃO

Trio que violou sepultura para cometer necrofilia contra vítima de feminicídio é preso