segunda, 18 de maio de 2026
Dourados
14ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
BRASÍLIA

Sobrinha do ministro dos Povos Indígenas morre em escola do DF

15 abril 2026 - 21h50Por G1

A sobrinha do ministro dos Povos Indígenas, Eloy Terena, morreu aos 9 anos após passar mal na escola, em Brasília, na última segunda-feira, dia 13 de abril. Luna Mayara Eloy Terena foi velada nesta quarta-feira (15), na aldeia Imbirussú, em Aquidauana, Mato Grosso do Sul. A menina foi sepultada no cemitério da aldeia Pegue, na mesma cidade.

Segundo informações da família, a criança passou mal enquanto estava na escola e foi levada a uma unidade de saúde, onde recebeu atendimento médico e foi liberada. No entanto, pouco depois, voltou a apresentar sintomas e precisou retornar ao local, onde sofreu uma parada cardíaca e não resistiu.

Até o momento, a causa da morte não foi esclarecida e segue sob investigação. O tio da menina, Eloy Terena, lamentou sobre a perda e compartilhou pesar sobre a morte.

Luna era filha de Simone Eloy Terena e Leosmar Terena, lideranças do povo Terena, com atuação em territórios nos municípios de Aquidauana (MS) e Miranda (MS), incluindo a região de Cachoeirinha.

A morte da menina gerou grande comoção entre povos indígenas de todo o país, especialmente entre o povo Terena, que lamenta a perda e presta homenagens à família.

Nota de pesar divulgada pelo Ministério dos Povos Indígenas

Em nota o Ministério dos Povos Indígenas lamentou a morte e manifestou pesar pela partida de Luna. Leia a nota na íntegra abaixo:

"O Ministério dos Povos Indígenas manifesta seu profundo pesar pela partida da pequena Luna Mayara Eloy Terena, que ancestralizou nesta segunda-feira (13). Sua partida tão precoce deixa um vazio irreparável em todas e todos que conviveram com ela, e toda a comunidade da Aldeia Cachoeirinha e da terra indígena Taunay Ipegue em luto. Neste difícil momento, prestamos nossa solidariedade a toda família e amigos de Luna, em especial seus pais, Leosmar Terena e Simone Eloy Terena; e seu tio, Ministro Eloy Terena.

Desejamos muita força e resiliência para enfrentar esta grande perda".

Entidades como o Instituto Raoni, a Sesai, o Conselho de Lideranças do Povo Guató, além de outras personalidades indígenas também manifestaram luto nas suas redes sociais.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Um mês após fugir de presídio, 'Peixeira' morre em confronto com a polícia
CAMPO GRANDE

Um mês após fugir de presídio, 'Peixeira' morre em confronto com a polícia

Motorista foge e abandona Hilux com 1,5 tonelada de maconha na BR-060
SIDROLÂNDIA

Motorista foge e abandona Hilux com 1,5 tonelada de maconha na BR-060

Caarapó reforça compromisso no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
MAIO LARANJA

Caarapó reforça compromisso no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Ex-Vasco e seleção brasileira, Geovani morre aos 62 anos
LUTO

Ex-Vasco e seleção brasileira, Geovani morre aos 62 anos

Motorista joga caminhonete contra viatura da polícia, foge a pé e abandona veículo furtado
LAGUNA CARAPà

Motorista joga caminhonete contra viatura da polícia, foge a pé e abandona veículo furtado

SELVÍRIA

Homem é preso por estuprar enteadas e 'oferecer' vítimas a amigos

FUTEBOL

Pantanal goleia Penarol e abre boa vantagem nas oitavas do Brasileiro Feminino

TRÁFICO

A caminho de Dourados, homem é preso com carga de cocaína avaliada em R$ 4 milhões

PROCON

Pesquisa mostra variação de até 20% no preço do gás de cozinha em Dourados

COSTA RICA

Quatro são presos após idosos serem amarrados e agredidos durante assalto em fazenda

Mais Lidas

DOURADOS

Prefeitura entrega uniformes para equipe do Samu após oito anos sem reposição

LOGÍSTICA

Começa obra que encurtará distância entre Capital e município do interior

TEMPO

Temporal derruba estruturas, alaga vias e causa transtornos em Dourados

EXPOAGRO

Gino homenageia Zé Teixeira e diz que 1º Leilão Produção Fazenda Santa Claudina é histórico