"A gente se vê nessas histórias, reflete e muda pensamentos". A frase, dita por uma das internas do EPFRSAAA-CG (Estabelecimento Penal Feminino de Regime Semiaberto, Aberto e Assistência ao Albergado de Campo Grande) resume o impacto do 'Conversas com Cinema' em muitas mulheres, levando a arte cinematográfica para dentro dos muros do presídio.
Mais do que uma sessão de filmes, a iniciativa promove acolhimento, reflexão e oportunidades para mulheres que cumprem pena. Criado pela produtora cultural Geiciane Feitosa e por Lukas do Nascimento, o projeto nasceu de uma experiência universitária e, hoje, transforma o cotidiano de dezenas de mulheres privadas de liberdade.
Iniciado em janeiro, o projeto está previsto para ser concluído neste mês de fevereiro e é financiado pelo Governo do Estado, por meio da Setesc (Secretaria de Estado e Turismo, Esporte e Cultura, e da Fundação de Cultura), com base na Lei Paulo Gustavo. A ação também foi realizada no ano passado com financiamento municipal.
A ideia do 'Conversas com Cinema' surgiu durante a graduação de Geiciane em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Como estagiária voluntária no projeto de extensão 'O Cinema e o Audiovisual na Cidade: Preservação e Educação Para as Imagens e Sons', coordenado pela professora Daniela Giovana Siqueira, ela acompanhou exibições de no sistema prisional.
Foi o contato com as detentas que despertou nela o desejo de aprofundar essa ação. "Vi como elas se envolviam com as histórias e percebi o potencial do cinema como ferramenta de ressocialização", conta Geiciane.
O projeto se tornou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e, com o apoio do colega Lukas Nascimento, foi inscrito na Lei Paulo Gustavo Estadual, garantindo recursos para sua realização. O financiamento, oriundo do Governo de Mato Grosso do Sul e do Ministério da Cultura, possibilitou a compra de equipamentos, alimentação para as sessões e a contratação de profissionais para dialogar com as internas.
"Queríamos que fosse uma experiência completa, que envolvesse aprendizado, troca e, acima de tudo, um olhar mais humano para essas mulheres", afirma a idealizadora.
Sessões que tocam vidas
O 'Conversas com Cinema' funciona como um cineclube, priorizando produções do cinema nacional que possam dialogar com as experiências das internas. Após as exibições, acontecem debates onde elas compartilham suas impressões e fazem conexões com suas próprias vivências.
"Nosso objetivo é criar um ambiente sensível e compreensivo, onde elas possam falar livremente, se expressar e sentir que fazem parte de algo", explica a cineasta.
Este ano, já foram exibidos filmes como Sai da Frente (1952), Dona Lurdes - O Filme (2024) e Rio, Zona Norte (1957). A escolha das obras é adaptável, levando em consideração a recepção e os interesses das participantes. "Precisamos ouvi-las e observar suas reações para que possamos selecionar os filmes que mais fazem sentido para elas", diz a coordenadora.
Cada interna que participa das atividades culturais recebe remição de um dia na pena a cada 12 horas envolvida na atividade, o que significa um dia a menos na sentença.
Mas o impacto vai muito além da redução da pena, proporciona uma nova perspectiva para o futuro. Os depoimentos das reeducandas mostram o impacto emocional da iniciativa. "É muito importante para a gente, pois o tempo passa e aprendemos diversas coisas", revela uma participante. "Eu espero chegar do trabalho para começarem a sessão!", complementa outra.
Segundo a coordenadora do cineclube, é evidente que reflete também no pós-prisão. "Uma ex-interna nos encontrou e disse que sente falta das sessões, que participava de todas, e as policiais dizem que as internas ficam ansiosas, sempre perguntando quando será a próxima sessão", comenta.
Um futuro além das telas
Diante do sucesso da iniciativa, os organizadores sonham em expandi-lo para outros espaços de vulnerabilidade social. "Nosso desejo é que mais mulheres tenham essa oportunidade. O cinema transforma, ensina e pode ser o primeiro passo para uma nova caminhada", reflete Geiciane.
Dessa forma, com histórias que inspiram e emocionam, o 'Conversas com Cinema' busca demonstrar na prática que a cultura tem o poder de ressignificar vidas – e que dentro de cada interna há um universo de possibilidades esperando para ser redescoberto.
O cineclube também se soma a outras iniciativas educacionais do presídio, como remição de pena por leitura, palestras e rodas de conversa com psicólogos.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Copom eleva juros básicos da economia para 14,25% ao ano
LEGISLATIVO DE MSCriadas frentes parlamentares da Rota Bioceânica e da Assistência Social

Governo do Estado investe R$ 2,3 bilhões em Saúde no ano de 2024

Brasil e Mali concluem entendimento sobre Certificados para exportação de produtos agropecuários

Idoso condenado por estuprar criança de 8 anos é preso

Com foco no turismo inteligente, Governo de MS apoia feira internacional em Bonito

Jiboia de 2m é encontrada em quintal de residência

Alex Cadeirante realiza doação de cadeiras de rodas para a UPA

Sete Quedas quer festa grandiosa com o apoio de Renato Câmara e do Estado
CBF muda datas de três jogos da rodada de abertura do Brasileirão
Mais Lidas

Empresário proprietário de papelaria morre em Dourados

Primeira base da PMR inaugurada  em rota turÃstica do Corredor Bioceânico homenageia  ex-prefeito

Entreposto de drogas é fechado no Parque das Nações II
