Menu
Busca quarta, 04 de agosto de 2021
(67) 99257-3397
É LEI

Sessão adaptada para autistas nos cinemas de MS é garantida por lei

22 junho 2021 - 12h20Por Da Redação

A partir de agora, todos os cinemas de Mato Grosso do Sul deverão oferecer pelo menos uma sessão por mês adaptada para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) ou outras deficiências que acarretem hipersensibilidade sensorial em geral.

A determinação foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (22) com a Lei estadual nº 5.677, de autoria do deputado Barbosinha (DEM-MS). “Sabemos que muitas famílias de pessoas com autismo ou outras sensibilidades sensoriais evitam o convívio social por receio de julgamentos da sociedade. Isso inclui programas como ir ao cinema, passear no shopping ou outras atividades fora de seus lares”, disse o deputado para explicar o motivo de ter apresentado o Projeto de Lei na Assembleia.

De acordo com a legislação, nas sessões as luzes devem estar levemente acesas, o volume de som reduzido e não poderá haver a exibição de trailers e propagandas comerciais. A Lei ainda assegura que os cinemas pratiquem o mesmo valor do ingresso cobrado em outras sessões.

Fica garantido aos familiares ou acompanhantes, mediante a compra de ingresso, acesso irrestrito à sala de exibição, podendo entrar e sair da sessão sempre que necessário e o ambiente deverá conter o mínimo de estímulos sensoriais.

Segundo a nova Lei, as sessões deverão ser identificadas com o símbolo mundial do Espectro Autista, que devem ser fixados na sala de exibição. Fica permitido aos cinemas a possibilidade de firmar convênios e parcerias com entidades públicas e privadas para realizar as sessões.

Os cinemas deverão providenciar treinamento para seus funcionários para dar atendimento necessário e adequações às pessoas com deficiência, podendo buscar este treinamento junto a entidades que representem os interesses dessas pessoas. Essas entidades poderão auxiliar os cinemas na definição de títulos de filmes, horários e peculiaridades para melhor adequação das sessões adaptadas, que devem ser restritas, exclusivamente, a esse público, seus familiares e acompanhantes.

A legislação ainda concede um prazo de 120 dias para que os cinemas se adequem a Lei. O descumprimento da nova Lei, sem prejuízo de outras penalidades previstas na legislação sujeita aos responsáveis o pagamento de multa nos termos do Código de Defesa do Consumidor. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Idoso é preso no Paraguai com arma de fogo e faca tipo adaga
NOVA INVESTIGAÇÃO
TCU decide abrir processo para apurar conduta de Pazuello na pandemia
Ambiental captura 1.337 animais silvestres no primeiro semestre de 2021
Ambiental captura 1.337 animais silvestres no primeiro semestre de 2021
GERAL
Governo amplia número de vagas do último concurso da Agepen
Passageira dorme em ônibus e só descobre furto das malas na rodoviária
SELIC
Copom eleva juros básicos da economia para 5,25% ao ano
Golpistas que teriam contratado andarilho para sacar empréstimo são presas
LOTERIA
Veja as dezenas do concurso 2.396 da Mega-Sena, prêmio de R$ 46 milhões
FORTALEZA
PF apreende jatinho com mais de uma tonelada de cocaína em aeroporto
NÚMEROS DA PANDEMIA
Sob ameaça da variante delta, Brasil ultrapassa 20 milhões de casos de Covid

Mais Lidas

DOURADOS
Assessora vai à polícia e diz que foi ameaçada de morte por vereadora
DOURADOS
Após ideia da filha, empresária cria 'varal comunitário' para ajudar quem tem frio
MORTE A ESCLARECER 
Encontrado inconsciente em praça, idoso morre no HV após passar uma semana internado
DOURADOS 
Usuário de drogas procura delegacia após ser assaltado em boca de fumo