Menu
Busca sexta, 15 de outubro de 2021
(67) 99257-3397
SAÚDE

SES apresenta panorama sobre à Dengue, Chikungunya e Zika a secretários

18 novembro 2020 - 06h47Por Da Redação

A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da Diretoria-Geral de Vigilância em Saúde, realiza nesta quarta-feira, dia 18 de novembro, a segunda rodada de webinários sobre as ações de combate à Dengue, Chikungunya e Zika, que integram a Campanha “Aproveite a Quarentena e Limpe o seu Quintal”. O tema em pauta será: ‘Panorama Estadual e recomendação das ações aos municípios’. A web será transmitida às 14h30, via Telessaúde.

Na oportunidade, os técnicos da Diretoria-Geral de Vigilância em Saúde da SES irão apresentar balanço referente às 10 últimas semanas e de como está situação epidemiológica das arboviroses nos 79 municípios do Estado. Durante o encontro, será apresentado o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa) e questões ligadas aos insumos.  

Segundo coordenador Estadual de Controle de Vetores da SES, Rafael Rodrigues Silva, durante o período, alguns municípios apresentaram ligeiro aumento no número de casos notificados de Dengue. “Vamos pedir para que os municípios intensifiquem as ações de retiradas de depósitos predominantes e que possam acumular água”.

Segundo a Diretora-Geral de Vigilância em Saúde da SES, Larissa Castilho, os técnicos devem abordar a importância de os municípios terem equipes de controle de vetores estruturadas, com quantitativo de RH suficiente para a execução de todo o serviço sem desvio de funções. “Esse é um dos principais problemas que encontramos, RH deficitário ou agentes com desvio de função, deixando de realizar a visita domiciliar para atender outras funções administrativas”.

Confira outros webinários previstos:

- 19 de novembro, às 14h30, acontece a web: ‘Automedicação relacionados à Dengue, Zika e Chikungunya’, ministrado pelo gerente Técnico de Medicamentos da SES, Adam Macedo Adami.

- 24 de novembro, às 14h30, acontece a web: ‘Manejo clínico da Dengue em tempos de Covid-19, ministrada por Andyanne Tetila, da UFDG/SES.

- 27 de novembro, às 14h30, acontece a web: ´Dengue, Zika e Chikungunya e os desafios enfrentados no momento da pandemia, ministrado pelo enfermeiro Everton Ferreira Lemos, do Coren/MS.

- 26 de novembro, às 14h30, acontece a web: 'Sobre a Febre Amarela Humana, Animal e Imunização', ministrada gerente de Doenças Endêmicas da SES, Jéssica Klener; Gerente de Zoonoses da SES, Rafael Ovidio; e Gerente Técnica de Imunização da SES, Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PMA recolhe filhotes de beija-flor que caíram com ninho durante ventania
MEIO AMBIENTE
PMA recolhe filhotes de beija-flor que caíram com ninho durante ventania
CORTE DE VERBA
Bolsonaro sanciona lei que retira mais de R$ 600 milhões da ciência
Prefeitura de Naviraí interdita ponte por conta de risco de desabamento
REGIÃO
Prefeitura de Naviraí interdita ponte por conta de risco de desabamento
CULTURA
Festival de dança valoriza a melhor idade e promove a confraternização
VIOLÊNCIA
Diretor-adjunto é condenado por estuprar criança de 10 anos em escola
DOURADOS
Incubadoras da UFGD selecionam propostas de novos empreendimentos
CAPITAL
Ao se negar entregar celular a ladrão, menina de 12 anos é esganada
VACINA
Saúde reduz intervalo da AstraZeneca de 12 para 8 semanas
LADÁRIO
Polícia prende irmãos acusados de matar jovem a tiros em bar
ELEIÇÕES 2018
TSE vai julgar ações que pedem cassação da chapa Bolsonaro-Mourão

Mais Lidas

DOURADOS
Polícia indicia três e recupera R$ 32 milhões de golpe milionário em empresa
FRONTEIRA
"Olheiro" de vítimas da chacina em Pedro Juan é preso
VIOLÊNCIA
Ataque na fronteira deixa um morto e dois feridos, entre eles vereador
CLIMA
Chuva e ventos fortes derrubam árvores em Dourados e causam estragos em posto da PRF