Menu
Busca quarta, 23 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
CONGRESSO

Senador pede definição sobre a designação de parlamentares argentinos junto ao Parlasul

05 março 2020 - 12h50Por Da Redação

Durante reunião conjunta ao Grupo Parlamentar Brasil-Argentina, o senador Nelsinho Trad (PSD/MS), presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul), pediu ao presidente da Câmara dos Deputados da Argentina, Sérgio Massa, uma definição sobre a designação de parlamentares argentinos junto ao Parlasul, para que as reuniões deliberativas voltem a ser realizadas.

O mandato da delegação dos parlamentares da Argentina terminou no ano passado. Naquele país, os membros do Parlasul não são designados e sim eleitos para o cargo. No entanto, ainda não houve nova eleição, o que requer a prorrogação por lei ou por meio de decisão judicial.

“A Argentina é um dos países que tem os laços mais estreitos com o Brasil nas relações diplomáticas, é uma relação histórica, e cabe a nós manter e incrementar essas relações. No entanto, queria destacar aqui que existe um pequeno lapso na recondução dos parlamentares argentinos para o Parlasul e nós estamos aguardando  a solução, porque o Parlasul precisa disso para dar sequência aos seus trabalhos. É um apelo que a gente faz, porque já deixamos de fazer duas reuniões em fevereiro e outra no mês de março.  E, lá, é um fórum de discussões importantes para que a gente possa enaltecer cada vez mais, dentro da América Latina, a questão da democracia e outras altas prioritárias para o Mercosul”, afirmou o senador Nelsinho Trad, durante a reunião.

O deputado Sérgio Massa explicou que o impasse se deve a uma decisão política incorreta na convocação anterior ao processo eleitoral. “O Governo Argentino tomou a firme decisão de seguir compondo o Parlasul. Então nos reunimos na Câmara dos Deputados para falar sobre o assunto há poucos dias e, seguramente, nas próximas semanas, ou pela via judicial ou por resolução, nós vamos resolver. Temos a vocação de seguir participando do Parlamento do Mercosul”, respondeu Massa.

Além dos argentinos, o Parlamento do Mercosul aguarda ainda a indicação dos parlamentares uruguaios eleitos em novembro de 2019 para integrar o Parlasul.  

Parlasul

O Parlasul é formado por representantes de Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. A sede é em Montevidéu, capital do Uruguai. Mensalmente, os  representantes desses países membros se reúnem na cidade uruguaia para debater e votar suas propostas.

O grupo foi criado oficialmente em 2006 e passou a se reunir em 2007. Atualmente, por meio de uma representatividade atenuada, cada país tem um número específico de parlamentares. A Argentina tem 26, e o Brasil 37. Paraguai e Uruguai têm 18 cada um, e a Venezuela, 23. A Bolívia tem seis parlamentares com direito a participação e voz, mas ainda sem direito a voto, que será concedido quando se tornar membro pleno do Mercosul.

Deixe seu Comentário

Leia Também

JUSTIÇA
Loja deve trocar produto que apresentar defeito até 6 meses de uso
PRESIDENTE INVESTIGADO
Julgamento no STF sobre depoimento de Bolsonaro será em plenário virtual
ITAQUIRAÍ
Ação conjunta prende traficante e apreende duas toneladas de drogas
LOTERIA
Confira as dezenas sorteadas da Mega-Sena; prêmio é de R$ 43 milhões
MÚSICA
Gerson King Combo, cantor pioneiro do soul e funk, morre aos 76 anos
PONTA PORÃ
Antes de morrer, estudante disse que procedimento estético foi feito em casa
NÚMEROS DA PANDEMIA
Brasil registra 906 mortes por Covid em 24 horas e ultrapassa 139 mil
POLÍCIA
Homem que confessou ter atirado em sobrinho é flagrado com diversas armas
MEIO AMBIENTE
MPF pede que Justiça Federal decida sobre afastamento de Ricardo Salles
CAPITAL
Agente penal encontra seis quilos de maconha no interior de presídio

Mais Lidas

DOURADOS
Motorista bêbado atropela cinco pessoas que voltavam da igreja no Novo Horizonte
DOURADOS
Após bebedeira, homem é assassinado por “dar em cima” de esposa do acusado
DOURADOS
Motorista que fez 'strike' e atropelou cinco no Novo Horizonte é levado à PED
DOURADOS
Carro carregado com calhas capota após colisão e mulher fica ferida