Menu
Busca segunda, 14 de junho de 2021
(67) 99257-3397
POLÍTICA

Senado aprova MP que flexibiliza contratação de aeronautas

09 junho 2021 - 06h49Por Da Redação

O Senado aprovou ontem (8) a Medida Provisória 1.029/2021. O texto altera a relação trabalhista dos tripulantes de aeronaves operadas por órgãos públicos. A MP, editada em fevereiro, permite ao poder público contratar empresa para fornecimento de aeronaves tripuladas sem que haja obrigatoriedade de vínculo empregatício entre os tripulantes (aeronautas) e o poder público. O texto segue para promulgação.

Atualmente, as normas determinam que os pilotos e mecânicos de voo devem ter vínculo empregatício com o operador da aeronave, não podendo exercer a atividade de forma terceirizada. A Lei 7.565 de 1986 define que o operador de aeronave é “o fretador que reservou a condução técnica da aeronave, a direção e a autoridade sobre a tripulação”. Dessa maneira, as operações realizadas pelos órgãos e entidades da Administração Pública os colocam na condição de operador, mesmo nas hipóteses de contratação de aeronaves e/ou tripulação nas operações aéreas.

“Como a Lei dos Aeronautas não permite a terceirização da mão de obra, tais operações ficam realmente prejudicadas, sobretudo nos órgãos em que há escassez de aeronaves e tripulação próprias, como bem apontado na Exposição de Motivos que acompanha a medida provisória”, explicou o relator da matéria no Senado, Zequinha Marinho (PSC-PA).

Segundo justificativa da Secretaria-Geral da Presidência, à época da edição da MP, ela é necessária devido à inviabilidade da realização de operações aéreas por órgãos e entidades da administração pública que não detenham no seu quadro de pessoal servidores habilitados em número suficiente para compor a tripulação das aeronaves.

Senadores reclamaram do pouco tempo para discussão do tema. O último dia de vigência da MP era amanhã (9) e haveria pouco tempo hábil para aprovar alterações e ser votada novamente na Câmara. Segundo o próprio relator, o tema merecia tempo para debates. Ele destacou que não houve nenhuma audiência pública sobre o assunto na Câmara ou no Senado.

“Muito embora a terceirização do setor aéreo seja um tema relevante, que mereça um debate mais aprofundado, o ritmo de tramitação das medidas provisórias, especialmente durante a pandemia da covid-19, não permitirá que o tema seja debatido com a profundidade necessária”, disse Marinho.

A MP foi aprovada por 59 votos favoráveis e 16 contrários. Entre esses contrários, está o do senador Paulo Paim (PT-RS), para quem a medida precariza as relações de trabalho da categoria. “Todo mundo sabe que precariza direitos. Se aprofundássemos poderia resguardar o que seria possível. Como não foi, nos obrigamos a votar não”.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
EDITAL DE INTIMAÇÃO
INTERNACIONAL
Parlamento de Israel aprova novo governo que encerra era Netanyahu
Clínica Viva Mais traz tratamento para o fim da calvície; Confira aqui
BELEZA E ESTÉTICA
Clínica Viva Mais traz tratamento para o fim da calvície; Confira aqui
Cidade de MS está entre as cinco do país que elegeram novos prefeitos
ELEIÇÕES
Cidade de MS está entre as cinco do país que elegeram novos prefeitos
Após segunda menor temperatura do ano, termômetros devem ficar abaixo de 30ºC
DOURADOS
Após segunda menor temperatura do ano, termômetros devem ficar abaixo de 30ºC
SOLIDARIEDADE
Última semana de doações da campanha "Aqueça Uma Vida" 2021
ESPORTES
MS ajuda Brasil a garantir medalha no Pan Cadete e Júnior de Wrestling
R$ 24 MIL
Prêmio de Inovação na Gestão Pública está com inscrições abertas
ECONOMIA
Trabalhadores nascidos em setembro podem sacar o auxílio emergencial
MATO GROSSO DO SUL
Atendimento na Rede Fácil está suspenso a partir desta segunda-feira

Mais Lidas

DOURADOS
Defron desarticula entreposto de cocaína no Campo Dourado
REGIÃO
Homem é executado a tiros na rodoviária de Nova Alvorada do Sul
DOURADOS
Guarda encerra mais uma festa clandestina regada a álcool em meio ao lockdown
DOURADOS
Jovem é encontrado caído em via na área central e estado de saúde é grave