terça, 14 de janeiro de 2025
Dourados
33ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
BRASIL

Senado analisará pacote de segurança pública aprovado na Câmara

10 janeiro 2025 - 12h46Por Agência Senado

Entre as matérias da área de segurança aprovadas pelos deputados federais nas últimas sessões do ano passado, estão propostas de reforço na assistência psicológica aos profissionais de segurança pública, de criação de uma campanha de combate à violência contra policiais e de castração química de pedófilos. Esses projetos, num total de oito matérias, serão enviados ao Senado para análise.

Assistência
O projeto de lei que prevê assistência psicológica ou psiquiátrica aos profissionais de segurança pública envolvidos em ações com alto nível de estresse (PL 2.573/2023) é de autoria do deputado André Janones (Avante-MG). A proposta foi aprovada na forma de um substitutivo (texto alternativo).

De acordo com o texto, as ações previstas serão desenvolvidas no âmbito do Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública (Pró-Vida), que reserva entre 10% e 15% dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) para ações de saúde mental a fim de evitar o suicídio.

A proposta determina que terão prioridade no recebimento desses recursos os estados que criarem, em seus órgãos de segurança pública, serviços de apoio psicossocial para atendimento clínico e social, além de manter o apoio às relações sociais de seus integrantes, entre si e com a sociedade, para favorecer sua saúde mental.

Campanha
O uso de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública também está previsto em outro projeto de lei: o PL 779/2024, de autoria do senador Alberto Fraga (PL-DF). Essa proposta cria a campanha Abril Branco, que trata do combate à violência contra policiais.

O texto dedica o Abril Branco a discussões sobre: medidas de proteção; financiamento de campanhas com foco no treinamento tático das corporações; e financiamento para compatibilidade de armamento e compra de equipamentos necessários à proteção dos policiais durante as atividades.

O projeto também cria o Programa Nacional de Prevenção e Combate à Vitimização dos Profissionais de Segurança Pública e de Defesa Social. Além disso, dá prioridade — por meio da alteração do Código de Processo Penal — a inquéritos e processos que apurem prática de crimes com emprego de violência contra agente de segurança pública.

A discussão dessa matéria na Câmara chamou atenção para as mortes de policiais civis e militares — estima-se que, entre 2016 e 2022, houve cerca de um policial estadual morto a cada 39 horas — e o elevado número de suicídios dentro das corporações policiais.

Pedofilia
O PL 3.976/2020 é um projeto de lei que cria o cadastro nacional de pedófilos, com a divulgação, na internet, de informações de pessoas condenadas por crimes ligados à exploração sexual de crianças e adolescentes. O autor da proposta é o deputado Aluisio Mendes (Republicanos-MA).

Foi incluído no texto uma emenda, apresentada pelo deputado Ricardo Salles (Novo-SP), que prevê a castração química dos condenados por pedofilia. Esse item gerou controvérsia entre os deputados, mas a matéria acabou sendo aprovada com essa emenda.

Outros projetos
Também estão no pacote de segurança aprovado pela Câmara em dezembro:

o PL 7.769/2017, que classifica como crime hediondo o homicídio cometido em razão da condição de idoso da vítima, de autoria do deputado Gilberto Nascimento (PSD-SP);
o PL 1.637/2019, que prevê que o tempo mínimo de internação compulsória de réus inimputáveis, em razão de doença mental ou desenvolvimento mental incompleto, poderá chegar a 20 anos, de autoria do ex-deputado Delegado Waldir (GO);
o PL 3.191/2024, que prevê pena de prisão de três a cinco anos para quem obstruir via pública com barricadas para cometer crimes, de autoria do deputado Sargento Portugal (Podemos-RJ). O texto mantém a legalidade de barricadas provisórias em manifestações políticas com propósitos sociais;
o PL 6.158/2023, que permite o uso de recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) para compra, instalação e manutenção de equipamentos bloqueadores de sinal de celular em presídios, de autoria do deputado Sanderson (PL-RS);
o PL 5.265/2023, que prevê planos de defesa contra roubo de empresas de transporte de valores e contra resgate de presos, de autoria do deputado Alberto Fraga (PL-DF).

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Azul deve ser primeira a operar em Dourados após homologação da pista do Aeroporto
DOURADOS

Azul deve ser primeira a operar em Dourados após homologação da pista do Aeroporto

Federal da Grande Dourados vai ofertar quase 950 vagas pelo SiSU
EDUCAÇÃO

Federal da Grande Dourados vai ofertar quase 950 vagas pelo SiSU

Bioparque passa a fazer parte da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil
NOVIDADE

Bioparque passa a fazer parte da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil

Marinha resgata cinco pessoas à deriva após barco afundar no Rio Paraguai
SUSTO

Marinha resgata cinco pessoas à deriva após barco afundar no Rio Paraguai

Salários dos servidores da Funsaud são depositados
DOURADOS

Salários dos servidores da Funsaud são depositados

BRASIL

Vendas de veículos leves novos e usados atinge 14,2 milhões

IVINHEMA

Homem que que acusou advogado falsamente é indiciado por denunciação caluniosa

DOURADOS

Caminhão e semirreboque são 'sequestrados' em ação contra golpes no transporte

FUTEBOL

Campeonato Estadual é lançado e primeira rodada será no sábado

CONTAS PÚBLICAS

TCE-MS aprova Plano de Logística Sustentável alinhado à Agenda 2030

Mais Lidas

TRAGÉDIA

Família diz que motorista bebeu antes de conduzir veículo que caiu em lagoa e deixou 4 mortos

BR-262

Jovem morre após capotar veículo próximo a distrito

DPVAT

Acusado de se apropriar de dinheiro do seguro de cliente em Dourados é condenado 

DOURADOS

Motorista envolvido em acidente que matou jovem deve se apresentar à polícia nesta segunda