Menu
Busca domingo, 28 de fevereiro de 2021
(67) 99257-3397

Saúde integra política de humanização

14 agosto 2009 - 16h21

Um grupo de servidoras da Secretaria de Saúde de Dourados está participando da criação no município da Política Nacional de Humanização (PNH). Para isso, a equipe também participa da formulação de grupos de trabalho em âmbito estadual, com a denominação “Grupo de Política de Humanização”.

As servidoras douradenses participaram na última semana, do 2º Seminário Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS) em Brasília (DF). No evento aconteceram discussões sobre a Política Nacional para o setor e foram apresentadas também, atividades desenvolvidas pelos municípios e estados inseridos na PNH em que reúne trabalhadores, gestores e representantes de usuários do SUS de todo o país.

De Dourados participaram do seminário Andréia Bordezan, do Núcleo de Gestão Participativa da Secretaria Municipal de Saúde; Clotilde Neto de Oliveira Santos, coordenadora do Pronto Atendimento Médico (PAM); Cristiana Vilela Nanci, da Ouvidoria da Saúde; Ednéia Aranda de Miranda, do Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Saúde; Ivone Comai Santos, da Gestão do SUS e Silvia Alessandra, da Vigilância Epidemiológica.

Essas servidoras participam da criação do grupo de trabalho da PNH em Dourados, que deve ser estendido a outros profissionais da Saúde que tenham interesse em fazer parte do projeto. Para serem incluídos na elaboração do plano, os profissionais precisam atuar de forma voluntária e com interesse em assumir as responsabilidades relativas á Política Nacional de Humanização.

Segundo Clotilde Santos, as diretrizes da PNH estão divididas em vários segmentos que devem ser desenvolvidos pelos grupos de trabalho como o acolhimento. Neste caso, o paciente é recebido pelo profissional que passa a interessar-se pelo seu problema e solucioná-lo com o encaminhamento à unidade apropriada para resolver a questão apresentada no mais breve período possível.

Andréia Bordezan explica que também fazem parte das diretrizes a visita aberta, a ambiência, a clínica ampliada, co-gestão e valorização dos trabalhadores. “A formação do grupo atende ao interesse do município em melhorar cada vez mais a Política de Humanização do SUS”, afirma Andréia.

Ednéia Miranda explica que, quem deseja participar do grupo pode procurar os núcleos de Gestão Participativa e de Desenvolvimento de Recursos Humanos, na própria Secretaria de Saúde no horário comercial. Silvia Alessandra explica que o seminário que participou, teve como objetivo reunir e dar visibilidade às iniciativas bem sucedidas na área de humanização e que isso está sendo implantado em Dourados com o grupo de trabalho formado a partir da participação no evento em Brasília.

De acordo com as servidoras, a base do seminário foi a troca de experiências em humanização entre mais de 1200 participantes de todo o país. Mais informações sobre o HumanizaSUS podem ser obtidas no site redehumanizasus.net.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EUA
Facebook vai pagar US$ 650 milhões para encerrar ação por violar privacidade
Embriagado, homem é preso após bater em carro estacionado
REGIÃO
Embriagado, homem é preso após bater em carro estacionado
Prouni abre inscrições para lista de espera nesta segunda-feira
EDUCAÇÃO
Prouni abre inscrições para lista de espera nesta segunda-feira
Repórter fotográfico de MS morre vítima do coronavírus
PANDEMIA
Repórter fotográfico de MS morre vítima do coronavírus
Dourados figura com 82% de ocupação dos leitos de UTI/SUS para Covid-19
PANDEMIA
Dourados figura com 82% de ocupação dos leitos de UTI/SUS para Covid-19
ESPORTE
Campeonato Gaúcho: Internacional estreia contra Juventude na segunda
FISCALIZAÇÃO
Em meio a pandemia, polícia encerra "rave" com mais de 500 pessoas em MS
DOURADOS
Homem é preso após ameaçar ex-companheira e o seu atual
BRASIL
Animais especiais resgatados em Brumadinho aguardam adoção responsável
SAÚDE
Sejusp e Hospital do Amor firmam parceria em benefício de servidores

Mais Lidas

DOURADOS 
Mulher é esfaqueada na região central e encaminhada ao HV em estado grave
DOURADOS 
Mulher que esfaqueou rival é autuada em flagrante por tentativa de homicídio
DOURADOS 
Mulher é presa após furtar residência no Altos do Indaiá
ITAQUIRAÍ
Acusado de matar homem com tiro na nuca diz que vítima ameaçava ex