quarta, 25 de junho de 2025
Dourados
2ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
BENEFÍCIO

Saúde anuncia 3 mil bolsas de residência e 500 vagas a especialista

10 junho 2025 - 19h50Por Agência Brasil

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira, dia 10 de junho, a oferta de 3,5 mil bolsas no intuito de ampliar o número de médicos especialistas, com foco em regiões desassistidas. Do total de vagas, 3 mil visam fomentar a formação de residentes especialistas e 500 são para provimento imediato de médicos especialistas no SUS (Sistema Único de Saúde).

Em nota, a pasta informou que os 500 profissionais serão selecionados em edital do Mais Médicos Especialistas, com bolsas no valor de até R$ 10 mil por mês para uma carga de 20 horas semanais. A atuação será focada na prática em áreas prioritárias para a rede pública de saúde e a previsão é que as atividades comecem em setembro.

Já as 3 mil bolsas de residência médica serão destinadas a profissionais que buscam qualificação. Neste caso, a formação segue o cronograma da Comissão Nacional de Residência Médica, com a avaliação dos programas e o início das atividades previstos para março de 2026.

Serão consideradas prioridade para distribuição das bolsas de residência médica as seguintes áreas: Amazônia Legal, Nordeste e regiões com numero de especialistas abaixo da média nacional. Poderão ser disponibilizadas bolsas para novos programas e para programas já existentes, desde que a instituição amplie o número de vagas ofertadas. 

Até o momento, segundo a pasta, 205 instituições já demonstraram interesse para 628 novos programas.

Qualidade

O ministério vai destinar ainda até R$ 200 mil para comissões estaduais de residência médica a fim de garantir a qualidade de programas de residência. As comissões são responsáveis pela avaliação dos programas de residência médica no país.

A pasta informou que também vai apoiar financeiramente coordenadores e preceptores de programas novos e ampliados com foco inicial nas seguintes áreas: anestesiologia, patologia e radioterapia

Provimento

No caso de provimento de médicos especialistas em regiões desassistidas, os profissionais, segundo a pasta, poderão contar com o suporte de hospitais do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“Esses profissionais vão ter a maior parte da carga horária de sua atuação presencial em hospitais regionais, estaduais, municipais, policlínicas e ambulatórios do SUS”, explicou o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço.

De acordo com o ministério, as vagas, neste caso, são consideradas estratégicas e alinhadas a seis áreas classificadas como prioritárias no âmbito do programa Agora Tem Especialistas: oncologia, ginecologia, cardiologia, cirurgia geral, anestesiologia e apoio diagnóstico.

Parcerias

A pasta anunciou parcerias no intuito de potencializar a formação de especialistas, incluindo entidades como Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hospital Albert Einstein, Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Hospital Sírio-Libanês.

Esses polos formadores, segundo o ministério, vão garantir suporte técnico, imersões presenciais, mentoria e acompanhamento pedagógico contínuo no processo de aprimoramento de especialistas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

COXIM

Condenado a 12 anos de prisão por estuprar a própria filha é preso

DEPUTADA FORAGIDA

Polícia italiana investiga lugares onde Zambelli poderia estar

SELVÍRIA

Suspeito de matar trabalhador em carvoaria continuará preso

Conscientização sobre saúde masculina é tema de encontro
UEMS/DOURADOS

Conscientização sobre saúde masculina é tema de encontro

UFMS

PF deve investigar jovem que fingia ser estudante de Medicina

ACAREAÇÂO

No STF, Mauro Cid confirma delação que incrimina Braga Netto

RECEPTAÇÃO 

Dono de ferro-velho é preso com cadeira de prefeitura municipal

FUTEBOL

Santos e Neymar chegam a acordo por contrato até o fim de 2025

ITAQUIRAÍ

Após mensagem a amigo, mulher desaparece e família pede ajuda

ECONOMIA

INSS estima iniciar ressarcimento de aposentados em 24 de julho

Mais Lidas

OPERAÇÃO

Polícia vai às ruas em Dourados e mira nomes ligados a facção criminosa

FRIO

Três cidades de MS registraram temperatura abaixo de zero nesta terça-feira

CAMPO GRANDE

Idoso morre em obra que trabalhava como vigia após madrugada gelada

LIVE DO CRIME

Com celular no bolso de atirador, líderes do PCC assistiram execução ao vivo em Dourados