domingo, 08 de março de 2026
Dourados
28ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
MS

Sancionada lei que incentiva doação de sangue em eventos culturais

04 março 2022 - 20h50Por Da Redação

Lei sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja autoriza a divulgação de mensagem incentivando a doação de sangue em todas as competições esportivas e eventos culturais mantidos pelas entidades e órgãos do Governo de Mato Grosso do Sul ou que recebam patrocínio público. O texto foi publicado nesta sexta-feira, dia 04 de março, no Diário Oficial do Estado.

De iniciativa do deputado Zé Teixeira, a Lei nº 5.825 diz que a mensagem poderá ser disponibilizada em displays eletrônicos, banners, em pelo menos numa das placas de propaganda em estádios de futebol, quadras poliesportivas e afins, como também em panfletos de divulgação de competições esportivas e eventos culturais, contendo a frase “Doe sangue e ajude a salvar vidas!”. 

Além disso, os clubes de futebol de Mato Grosso do Sul poderão promover a divulgação no interior dos estabelecimentos esportivos e em seus sites. Zé Teixeira explica que a intenção é evitar o desabastecimento dos bancos de sangue. “Segundo o Ministério da Saúde, o registro de doações caiu cerca de 10% em 2020, em virtude da pandemia. Contudo, foram 2,9 milhões de doações realizadas neste período. Mesmo com a redução, não chegou a haver o desabastecimento de sangue no Brasil, porém,o quadro torna-se preocupante, necessitando reforçar e estimular novas campanhas de doação de sangue”, justificou o parlamentar.

Serviço de acolhimento

Reinaldo Azambuja também sancionou a Lei 5.826 que cria um serviço de informação e acolhimento às famílias com parente internado com doenças infectocontagiosas durante endemias, epidemias ou pandemias, em hospitais públicos, privados ou de campanha em Mato Grosso do Sul.

De acordo com o texto, os estabelecimentos devem, obrigatoriamente, preencher no momento da entrada no centro médico, formulário que contenha dados de ao menos um familiar ou pessoa próxima designada pelo paciente, para que receba informações sobre a situação clínica do paciente. 

Nos casos em que os pacientes sejam internados inconscientes ou não saibam informar um contato de familiar ou pessoa próxima, será obrigatório a realização de uma busca de seu representante legal por assistente social da unidade. 

As informações devem ser enviadas diariamente com a atualização sobre o estado de saúde do paciente, sob a supervisão do serviço social da respectiva unidade de saúde, por meio de aplicativo de mensagem ou outra forma de comunicação eletrônica. Não sendo possível a comunicação via meio digital, ela deverá ser feita por contato telefônico. 

A iniciativa é do deputado Barbosinha. “A falta de informações é um verdadeiro tormento para as famílias que estão vivendo a angústia pelo risco de perda da vida de um ente querido e ficam mais aflitas sem informação. Desta forma, nesse contexto pandêmico e de ausência de informações é que apresentamos este projeto de lei, uma solução tecnológica e simples que pode amenizar o sofrimento de milhares de pessoas e garantir que as medidas de distanciamento e isolamento sejam mantidas”, argumentou.

As Leis 5.825 e 5.826 foram publicadas na página 2 do Diário Oficial do Estado e podem ser conferidas aqui.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Moradora de MS faz doação de medula óssea 13 anos após cadastro em rede de voluntários
COMPATÍVEL

Moradora de MS faz doação de medula óssea 13 anos após cadastro em rede de voluntários

Com empate no Douradão, DAC e Corumbaense podem disputar nos pênaltis a vaga para semifinal
ESTADUAL

Com empate no Douradão, DAC e Corumbaense podem disputar nos pênaltis a vaga para semifinal

Suspeito de matar homem a facadas é preso em caminhão na fronteira
PRF

Suspeito de matar homem a facadas é preso em caminhão na fronteira

Trabalho escravo contemporâneo afeta de maneira desproporcional mulheres negras
DIA DA MULHER

Trabalho escravo contemporâneo afeta de maneira desproporcional mulheres negras

Com máscara do "Jason", homem é preso acusado de tentar sequestrar crianças ameaçando com arma
CORUMBÁ

Com máscara do "Jason", homem é preso acusado de tentar sequestrar crianças ameaçando com arma

ESPORTE

Com mais 2 pódios, Brasil encerra Grand Prix de judô com 6 medalhas

DIA DA MULHER

Protestos contra a violência de gênero tomam o Brasil neste 8 de março

CNH DO BRASIL

Primeira habilitação pode ser solicitada por aplicativo oficial; veja como fazer

CALOR

Dourados está em alerta devido a sensação térmica de 35.2°C

VIOLÊNCIA

Lei que torna explícita a presunção absoluta de vulnerabilidade em casos de estupro, é sancionada

Mais Lidas

DOURADOS

Ex-administrador de hospital é investigado por desvio milionário e tem bens sequestrados em operação

JARDIM ÁGUA BOA

Polícia cumpre mandado em Dourados e investiga suspeita de golpe em clínica oftalmológica

DOURADOS

Nova avenida vai margear Parque Arnulpho Fioravante com projeção de ligação à BR-163

FEMINICÍDIO 

Enfermeira morre no hospital após ser agredida a marteladas pelo marido