O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que institui o piso salarial nacional para os policiais militares em todo o país. A medida altera o artigo 144 da Constituição Federal e estabelece que uma lei federal definirá o valor mínimo da remuneração da categoria.
A proposta também prevê que a União prestará assistência financeira complementar aos estados e ao Distrito Federal para garantir o cumprimento do piso, com recursos específicos previstos no Orçamento Geral da União.
Segundo o parlamentar, a iniciativa busca corrigir distorções históricas na remuneração dos policiais militares, que hoje enfrentam grandes desigualdades salariais entre os estados, apesar de desempenharem funções semelhantes em todo o território nacional.
“Não existe segurança pública forte sem valorização dos profissionais que estão na linha de frente. Essa PEC é uma medida de justiça com os policiais militares, que arriscam a vida todos os dias e, muitas vezes, recebem salários incompatíveis com a responsabilidade e o risco da função”, afirmou Nogueira.
De acordo com o deputado, a proposta também responde a um cenário preocupante de redução do efetivo das polícias militares no país. Dados recentes indicam queda no número de profissionais e dificuldades na recomposição dos quadros, o que impacta diretamente a capacidade de resposta do Estado no combate à criminalidade.
Para Nogueira, a criação de um piso nacional não representa interferência indevida na autonomia dos estados, mas sim um mecanismo de harmonização mínima e fortalecimento do pacto federativo, garantindo condições mais equilibradas para o exercício da atividade policial em todo o Brasil.
O parlamentar destaca ainda que a valorização da Polícia Militar é essencial para o fortalecimento das instituições e para a efetividade das políticas de segurança pública.
A PEC agora inicia sua tramitação no Congresso Nacional e dependerá do apoio de deputados e senadores para avançar nas próximas etapas do processo legislativo.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Estudo do Ipea aponta poucos indígenas liderando grupos de pesquisa

Vai à sanção mais rigor para preso que mantiver ameaças contra mulher

Corpo de Bombeiros verifica possível vazamento de produto químico e posto

Mais de 3,4 mil hospedagens já atuam com nova Ficha Digital de Hóspedes, de acordo com Ministério

Na Alemanha, Lula defende parceria com Europa na descarbonização

Reconhecimento do circo como manifestação cultural vai à sanção

Homem é preso em flagrante após incendiar residência de companheira

Comissão da Câmara aprova piso salarial de R$ 5,5 mil para assistentes sociais

Réus são condenados a 1,2 mil anos por chacina contra família no DF

Dourados ultrapassa 5 mil casos de chikungunya e tem 8 mortes, com 2 em investigação
Mais Lidas

Vereador cobra medidas urgentes contra circulação de veículos elétricos guiados por menores

Carga milionária de maconha é descoberta em tanque de combustível agrícola

Prefeitura divulga lista de famílias pré-selecionadas para o "Minha Casa, Minha Vida"

Proposta prevê apoio financeiro da União e busca reduzir desigualdades entre estados na remuneração de policiais - Crédito: Divulgação