quarta, 25 de maio de 2022
São Paulo
23°max
11°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
JUSTIÇA

Roberto Jefferson é condenado a indenizar Manuela D'Ávila em R$ 10 mil

25 janeiro 2022 - 22h20Por G 1

O ex-deputado e ex-presidente do PTB Roberto Jefferson foi condenado a indenizar Manuela D'Ávila (PCdoB), ex-parlamentar e ex-candidata à prefeitura de Porto Alegre, em R$ 10 mil por danos morais, após declarar, em um evento do PTB, que a política "apoiaria o incesto" e "incentivaria o casamento entre pais e filhos".

A decisão da 3ª Vara Cível do Foro Central da Comarca de Porto Alegre é da última sexta-feira (21). Jefferson pode recorrer. 

Manuela comentou o resultado da ação em postagem nas redes sociais. "Mais vez Roberto Jefferson foi condenado pela justiça a me indenizar pela divulgação de mentiras. Sei bem que nenhuma indenização muda o que é viver na pele o mal que esses senhores produzem com suas mentiras. Mas vê-lo condenado de novo dá um pouco mais de forças para seguir".

Declarações em evento

A ex-deputada entrou com ação após as declarações de Jefferson durante um evento, em 7 de julho de 2021. O evento foi transmitido pela internet. O vídeo foi removido da página, por decisão judicial.

Segundo a ação, o ex-deputado atribuiu à Manuela a autoria do projeto de Lei n. 3.369/2015, o chamado Estatuto das Famílias do Século XXI, e afirmou que a proposição "autorizaria o casamento entre pais e filhas".

O projeto de lei, na verdade, é de autoria de Orlando Silva (PCdoB). O texto propõe o reconhecimento "como famílias todas as formas de união entre duas ou mais pessoas que para este fim se constituam e que se baseiem no amor, na socioafetividade, independentemente de consanguinidade, gênero, orientação sexual, nacionalidade, credo ou raça, incluindo seus filhos ou pessoas que assim sejam consideradas".

Nos autos do processo, a defesa de Jefferson argumentou "a fala não se refere à pedofilia e que não teve a intenção de macular a honra" de Manuela. E que "criticar a abertura da figura do casamento para outras situações que não as tradicionalmente consagradas, estava manifestando a sua opinião pessoal que converge com a ideologia cristã que pauta as suas ações". Cita ainda o direito de exercer a liberdade de expressão e de crítica.

A juíza Débora Kleebank concluiu que houve dano moral no caso. "Certo é que a propagação de notícias inverídica, como in casu, ganha amplitude, gerando consequências drásticas em razão da facilidade do acesso por parte de qualquer usuário, com o seu compartilhamento, especialmente, nas redes". Na decisão, a magistrada também menciona que a declaração foi desmentida por veículos de imprensa.

Soltura após decisão do STF

Roberto Jefferson deixou, na madrugada desta terça-feira (25), o Complexo Prisional de Gericinó, em Bangu, Zona Oeste do Rio, para cumprir prisão domiciliar.

Ele estava preso desde o dia 13 de agosto com base no inquérito que apura a atuação de uma milícia digital que atenta contra a democracia.

Ele foi denunciado ao STF pela Procuradoria Geral da República por incitação ao crime, ameaça às instituições e homofobia.

Deixe seu Comentário

Leia Também

MARILENA

Sul-mato-grossense é morto no Paraná e polícia procura família

MERCADO FINANCEIRO

Dólar fecha em alta com foco dos mercados nos juros dos EUA

Grávida morta com tiro na cabeça foi assassinada pelo próprio irmão
CAARAPÓ

Grávida morta com tiro na cabeça foi assassinada pelo próprio irmão

Colisão entre caminhões em estrada vicinal matou motorista de 63 anos
FÁTIMA DO SUL

Colisão entre caminhões em estrada vicinal matou motorista de 63 anos

Lincoln Portela é eleito vice-presidente da Câmara dos Deputados
CONGRESSO

Lincoln Portela é eleito vice-presidente da Câmara dos Deputados

CAPITAL

Justiça mantém prisão de vendedor de pães acusado de estuprar criança

NOVOS EDITAIS

TJ/MS vai leiloar mais de mil itens depositados judicialmente

DOURADOS

Corpo em decomposição é encontrado em rodovia

REGIÃO

Carga de cigarros contrabandeados é apreendida durante bloqueio policial

REGIÃO

Colisão entre duas carretas deixa ao menos um morto em Fátima do Sul

Mais Lidas

TRAGÉDIA

Homem morre e outro fica ferido em estado grave após acidente na Marcelino

DOURADOS

Vídeo mostra momento da colisão que terminou com morte de motociclista

MARCELINO PIRES

Vítima de acidente tinha 33 anos e era sargento na Venezuela antes de se mudar para Dourados

DOURADOS

Segunda vítima de acidente na Marcelino Pires morre no Hospital da Vida