quinta, 28 de março de 2024
Dourados
19ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
JUSTIÇA

Roberto Jefferson é condenado a indenizar Manuela D'Ávila em R$ 10 mil

25 janeiro 2022 - 22h20Por G 1

O ex-deputado e ex-presidente do PTB Roberto Jefferson foi condenado a indenizar Manuela D'Ávila (PCdoB), ex-parlamentar e ex-candidata à prefeitura de Porto Alegre, em R$ 10 mil por danos morais, após declarar, em um evento do PTB, que a política "apoiaria o incesto" e "incentivaria o casamento entre pais e filhos".

A decisão da 3ª Vara Cível do Foro Central da Comarca de Porto Alegre é da última sexta-feira (21). Jefferson pode recorrer. 

Manuela comentou o resultado da ação em postagem nas redes sociais. "Mais vez Roberto Jefferson foi condenado pela justiça a me indenizar pela divulgação de mentiras. Sei bem que nenhuma indenização muda o que é viver na pele o mal que esses senhores produzem com suas mentiras. Mas vê-lo condenado de novo dá um pouco mais de forças para seguir".

Declarações em evento

A ex-deputada entrou com ação após as declarações de Jefferson durante um evento, em 7 de julho de 2021. O evento foi transmitido pela internet. O vídeo foi removido da página, por decisão judicial.

Segundo a ação, o ex-deputado atribuiu à Manuela a autoria do projeto de Lei n. 3.369/2015, o chamado Estatuto das Famílias do Século XXI, e afirmou que a proposição "autorizaria o casamento entre pais e filhas".

O projeto de lei, na verdade, é de autoria de Orlando Silva (PCdoB). O texto propõe o reconhecimento "como famílias todas as formas de união entre duas ou mais pessoas que para este fim se constituam e que se baseiem no amor, na socioafetividade, independentemente de consanguinidade, gênero, orientação sexual, nacionalidade, credo ou raça, incluindo seus filhos ou pessoas que assim sejam consideradas".

Nos autos do processo, a defesa de Jefferson argumentou "a fala não se refere à pedofilia e que não teve a intenção de macular a honra" de Manuela. E que "criticar a abertura da figura do casamento para outras situações que não as tradicionalmente consagradas, estava manifestando a sua opinião pessoal que converge com a ideologia cristã que pauta as suas ações". Cita ainda o direito de exercer a liberdade de expressão e de crítica.

A juíza Débora Kleebank concluiu que houve dano moral no caso. "Certo é que a propagação de notícias inverídica, como in casu, ganha amplitude, gerando consequências drásticas em razão da facilidade do acesso por parte de qualquer usuário, com o seu compartilhamento, especialmente, nas redes". Na decisão, a magistrada também menciona que a declaração foi desmentida por veículos de imprensa.

Soltura após decisão do STF

Roberto Jefferson deixou, na madrugada desta terça-feira (25), o Complexo Prisional de Gericinó, em Bangu, Zona Oeste do Rio, para cumprir prisão domiciliar.

Ele estava preso desde o dia 13 de agosto com base no inquérito que apura a atuação de uma milícia digital que atenta contra a democracia.

Ele foi denunciado ao STF pela Procuradoria Geral da República por incitação ao crime, ameaça às instituições e homofobia.

Deixe seu Comentário

Leia Também

'Tigrão do PCC' morre baleado após reagir à abordagem da Polícia Militar

BRASIL

Governo federal prorroga o programa Desenrola até o dia 20 de maio

Ex-militar da Aeronáutica tem pena aumentada por matar a esposa
FEMINICÍDIO 

Ex-militar da Aeronáutica tem pena aumentada por matar a esposa

INVESTIGAÇÃO DE FRAUDE

Jair Renan vira réu por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica

CAPITAL

Cinco pessoas são presas durante operação contra 'gato' de energia

PLENÁRIO

Após 6 anos, STF voltará a discutir alcance do foro para políticos

PRF

Veículo roubado no interior de São Paulo é recuperado em Corumbá

REGIÃO 

Mato Grosso do Sul registra criação de 5998 empregos formais em fevereiro

BANDEIRANTES

Abordagem da Polícia Militar termina com homem baleado em Avenida

FUTEBOL

Com Gabigol, Flamengo anuncia lista de inscritos na Libertadores

Mais Lidas

CONSUMIDOR

Governo manda retirar marcas de azeite do mercado

MS

Operação cumpre 54 mandados contra grupo que cooptava policiais e usava viaturas para o tráfico

TRÁFICO

Cocaína que saiu de Dourados é apreendida em ônibus de turismo no interior de São Paulo

BONITO

Perícia descarta perfuração de arma de fogo em sucuri Ana Júlia, encontrada morta