quarta, 09 de julho de 2025
Dourados
15ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
BRASIL

PT escolhe novo presidente em meio ao desafio da popularidade

06 julho 2025 - 15h00Por G 1

O Partido dos Trabalhadores (PT) vai às urnas neste domingo, dia 06 de julho, para eleger novas direções em todo o país.

A disputa interna — qualquer que seja o resultado — abrirá um novo capítulo nos 45 anos de história da sigla. Após quase uma década sob a gestão de Gleisi Hoffmann, o PT terá um novo comandante nacional pelos próximos quatro anos.

Quase três milhões de filiados poderão depositar seus votos em urnas espalhadas por todos os estados e até mesmo no exterior. Em eleição direta, vence o candidato a presidente que alcançar mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva votou nesta manhã, no hotel onde está hospedado, no Rio de Janeiro — onde participa da 17ª Cúpula do Brics.

Candidaturas

O partido registrou quatro candidaturas ao maior cargo da estrutura interna. Cada candidato representa uma corrente diferente dentro do PT.

O eleito será responsável por conduzir os rumos da sigla nas eleições de 2026, avaliada internamente como uma das mais complexas e desafiadoras dos últimos anos. Entre todos os candidatos, há a defesa de que o partido precisa focar na campanha à reeleição do presidente Lula.

Petistas também têm defendido que, além da candidatura de Lula, o futuro presidente do PT precisará se dedicar a reconectar a sigla com suas bases, fortalecer novas lideranças e preparar a legenda para uma era sem o seu principal nome.

Sem conseguir urnas eletrônicas, o partido fará as eleições internas em cédulas de papel, com contagem manual e individualizada nos municípios. Há expectativa de que haja uma prévia do resultado na noite de domingo. Mas os dados consolidados devem ser conhecidos apenas na manhã de segunda-feira (7).

Candidatos

O candidato favorito ao comando nacional da legenda é o ex-prefeito de Araraquara (SP) Edinho Silva, ligado à ala Construindo Um Novo Brasil (CNB). Dominante do partido, a CNB é formada por nomes como Gleisi e Lula.

Edinho é visto pelos pares como um petista de perfil moderado e defensor da ampliação das pontes de diálogo do partido com outras alas da política nacional.

Ex-tesoureiro da campanha de Dilma Rousseff e ex-ministro, ele tem defendido uma modernização do PT. Edinho Silva também tem avaliado que a sigla se distanciou de suas bases e que o partido precisa corrigir a estratégia.

A candidatura de Edinho ganhou corpo e foi maturada ao longo de meses. O ex-ministro do governo Dilma foi alvo de resistência dentro da CNB e enfrentou obstáculos para consolidar uma unidade em torno de seu nome.

A fervura interna só baixou em abril, com dedo do próprio presidente Lula — um dos maiores entusiastas de Edinho Silva — e a retirada de candidatura do prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá.

Para o ex-prefeito de Araraquara, o partido terá como prioridade clara em 2026 a reeleição de Lula.

"O maior desafio do PT é a reeleição do presidente Lula, e a construção de uma política de alianças que deve ser trabalhada estado por estado, considerando a realidade política de cada território. Além disso, precisamos fazer um debate franco e honesto com a sociedade brasileira", avalia.

Além de Edinho, as eleições internas do PT também terão como candidatos a presidente:

Romênio Pereira — atual secretário de Relações Internacionais do partido e representante da Movimento PT;
Rui Falcão — deputado federal, ex-presidente da sigla e membro da corrente Novo Rumo;
e Valter Pomar — ex-vice-presidente do PT, dirigente nacional e integrante da Articulação de Esquerda.

Nesta disputa, o trio representa alas mais à esquerda do partido, com diferentes posicionamentos dentro deste espectro. Não é raro ouvir entre petistas que, enquanto Edinho Silva é o candidato da "continuidade", as outras candidaturas cumprem um papel de pressionar a sigla a tomar posições mais radicais.

Deixe seu Comentário

Leia Também

JUDICIÁRIO

Trama golpista: Moraes mantém prisão do general Mário Fernandes

CAMPO GRANDE

Adolescentes apedrejam homem enquanto ele dormia em calçada

SAÚDE

MS adota Estrutura Mosaico para vigilância contra vírus respiratório

FRONTEIRA

Preso suspeito de emboscar e matar trabalhador em estrada rural

NOVAS TECNOLOGIAS

SUS vai oferecer 2 tratamentos hormonais para endometriose

SUMIÇO

Angeline sumiu há 9 dias após dizer que estava voltando para casa

INTERNACIONAL

Trump envia carta a Lula e anuncia tarifa de 50% a produto brasileiro

SANTA RITA DO PARDO

Preso condenado que abusava dos enteados e dizia que "era sua mulher"

MERCADO FINANCEIRO

Dólar sobe e fecha em R$ 5,50, após nova tarifa dos EUA ao Brasil

CASSILÂNDIA

Motociclista atingido por motorista que furou preferencial morre

Mais Lidas

GLÓRIA DE DOURADOS

Jovem diz que mãe morreu por tentar salvar o filho das drogas

DOURADOS

Médico envolvido em discussão protocola pedido de cassação contra Isa Marcondes na Câmara

ESTELIONATO

Produtor rural de Dourados perde R$ 100 mil em golpe da falsa venda de milho

BARBÁRIE

Bebê de um ano morre em MS e suspeita é que tenha sido estuprada pelo pai