A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul), informa que foi publicada na última segunda-feira, dia 24 de janeiro, a portaria Nº 42, de 20 de janeiro (página 46) que prorrogou a anistia, ou seja, o prazo para que os produtores rurais regularizarem os seus rebanhos de Caprinos e Ovinos junto à IAGRO sem ônus, ficando a data limite de 31 de dezembro de 2022 para todas as regularizações.
No Estado, o número de ovinos abatidos entre 2020 e 2021 cresceu 46,70%, segundo levantamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Em números, partimos de 4,3 mil animais abatidos para 6,3 mil no período.
Em contrapartida, o rebanho de ovinos no Estado do Mato Grosso do Sul vem diminuindo. Em 2017, o rebanho era de 465.710 animais, e em janeiro de 2022 o rebanho encontra-se em 405.211 animais, sendo 294.802 fêmeas e 110.409 machos, apresentando um percentual de 13% de redução.
O rebanho atual de caprinos no MS encontra-se em 25.170 animais, sendo 17.555 fêmeas e 7.615 machos, e também apresentou diminuição, sendo o percentual de 16,8% de redução desde 2017.
De acordo com a Coordenadora Estadual do PNSCO, a Fiscal Estadual Agropecuária, Suzana Cometki Ortega, a diminuição ocorreu devido às constantes atualizações e regularizações dos rebanhos no estado por parte dos produtores, que procuram a IAGRO e pelos Fiscais Estaduais Agropecuários – FEAs, através das vigilâncias sanitárias realizadas nas propriedades rurais.
Importante destacar que o cadastramento e recadastramento do rebanho de pequenos ruminantes e suas atualizações vem ocorrendo desde 2014, com a publicação de diversas normas que possibilitaram aos produtores regularização e atualização dos dados dos seus rebanhos, sem aplicação de penalidades.
Para acessar o procedimento para regularizar seu rebanho junto a IAGRO, acesse o link abaixo:
https://www.iagro.ms.gov.br/ajuste-de-saldo-caprinos-e-ovinos/
Deixe seu Comentário
Leia Também

Empresária tem conta bancária invadida e prejuízo ultrapassa R$ 70 mil

Neno Razuk solicita Centro de atendimento ao trabalhador

Campanha Inverno Solidário segue arrecadando agasalho e cobertores
Golpistas retiram mais de R$ 40 mil de conta bancária de vítima

Jovem acusado de enganar vendedor e furtar veículo na Capital é preso

Olavo Sul questiona prefeitura sobre melhorias no campo 'Zé Tabela'

Corpo de jovem que pulou de pontilhão é encontrado

Acusado de participar de assassinato, carbonizar e enterrar vítima é preso

Café volta a apresentar volatilidade intensa e avança mais de 800 pontos em NY

Nova lei prevê redução tributária para diesel e gás sem compensação de perdas de receita
Mais Lidas

Grávida morta com tiro na cabeça foi assassinada pelo próprio irmão

Homem morre e outro fica ferido em estado grave após acidente na Marcelino

Acidente mata motociclista e passageiro em estado grave é trazido para Dourados
