Apresentada nesta quarta-feira (10), indicação do vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Renato Câmara (Republicanos), solicita ao Governo do Estado a realização de estudos técnicos, operacionais e orçamentários para a criação, implantação ou estruturação do Pelotão Ostensivo de Drones da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (POD/PMMS), ou unidade operacional equivalente destinada ao uso de aeronaves remotamente pilotadas em ações de segurança pública.
A proposta foi encaminhada ao governador Eduardo Riedel e à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) com o objetivo de avaliar a viabilidade da utilização estruturada da tecnologia em atividades de policiamento ostensivo, preventivo, especializado e de apoio às operações integradas.
Segundo Renato Câmara, o avanço da criminalidade organizada e as características geográficas de Mato Grosso do Sul exigem investimentos contínuos em inteligência e inovação. “O Estado possui extensa faixa de fronteira, grandes áreas rurais e regiões de difícil acesso. A tecnologia pode ampliar a capacidade de monitoramento e contribuir para uma atuação mais eficiente das forças de segurança”, afirmou.
A indicação destaca que os drones podem ser utilizados para monitoramento aéreo em tempo real, acompanhamento tático de ocorrências, localização de suspeitos e veículos, reforço ao patrulhamento preventivo, apoio a operações ambientais, ações de busca e salvamento e integração com centros de comando e inteligência.
O parlamentar argumenta que a criação de uma unidade especializada permitirá organizar e padronizar o emprego da tecnologia na Polícia Militar. Entre os pontos que poderão ser analisados nos estudos estão a aquisição de equipamentos com câmeras de alta resolução, sensores termais, sistemas de transmissão em tempo real, eventual integração com tecnologias de leitura inteligente de placas e capacitação específica dos policiais militares.
“A estruturação de um pelotão especializado poderá ampliar o alcance das operações, reduzir riscos para os agentes em solo e fortalecer a presença do Estado em áreas estratégicas, especialmente nas regiões de fronteira e nas zonas rurais”, disse o deputado.
A proposta também prevê que eventual implantação observe as normas relacionadas à aviação civil, ao controle do espaço aéreo e à proteção de dados. Conforme a justificativa, os estudos permitirão ao Poder Executivo avaliar custos, efetivo necessário, protocolos operacionais, integração institucional e os impactos da medida para a segurança pública estadual.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Brasil tem quase 2 milhões de eleitores com deficiência, aponta TSE

Prefeitura intensifica limpeza de córrego na Vila Cachoeirinha para prevenir alagamentos

Câmara dos Deputados envia ao STF informações sobre tramitação de emendas de comissões

Educação, a saída para o Brasil

Em sessão solene na Aced, Câmara homenageia comerciantes de Dourados nesta terça

Governo destina R$ 547 milhões para ressarcir beneficiários do INSS

Após aumento de casos de síndromes respiratórias, Dourados terá Dia D de vacinação

Decreto autoriza atuação das Forças Armadas nas eleições de 2026

Dourados tem grupo de apoio que oferece acolhimento e orientação para pessoas com ostomia

Piauiense é flagrado com droga em bagagem e diz que estava em MS para pintar hotel
Mais Lidas

Maquinários de obra são furtados de contêiner em bairro nobre de Dourados

Polícia Ambiental apreende exemplar de Dourado durante operação

Confira as dezenas sorteadas do concurso 3033 da Mega-Sena

A indicação destaca que os drones podem ser utilizados para monitoramento aéreo em tempo real - Crédito: Wagner Guimarães/ALEMS