terça, 17 de março de 2026
Dourados
21ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
PROJETO DE LEI

Projeto limita reajuste das taxas de ocupação dos terrenos da União

14 agosto 2022 - 14h00Por Agência Câmara

O Projeto de Lei 1658/22 limita o reajuste das taxas de foro e de ocupação dos terrenos da União a duas vezes a variação acumulada da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no exercício anterior – 10,06% em 2021. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

Autora da proposta, a deputada Rosana Valle (PL-SP) explica que as taxas de foro (0,6%) e de ocupação (2%) – devidas sempre que há ocupação de área pública federal por pessoas ou empresas – são calculadas pela Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU) a partir de pesquisa mercadológica própria ou de valores de venda de imóveis informados pelos municípios, a chamada Planta de Valores Genéricos (PVG).

Ela acrescenta que, caso a nova PVG informada pelo município apresente um grande aumento, a Lei 9.636/98, que é alterada pelo projeto, já prevê um limitador na cobrança das taxas de foro e ocupação de forma a reduzir o ônus imediato para a população.

Até a entrada em vigor da Medida Provisória 1127/22, esse limitador era de até 5 vezes a variação do IPCA. A MP ainda aguarda votação no Congresso.

A deputada, no entanto, defende o limitador – de até 2 vezes o IPCA. “Faz-se necessário promover a redução do percentual de atualização dos valores dos imóveis e cobrança de foro e taxa de ocupação em, no máximo, duas vezes o valor do IPCA,”, diz a autora.

Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Boliviano é preso com 33 quilos de drogas em ônibus na BR-262
TRÁFICO

Boliviano é preso com 33 quilos de drogas em ônibus na BR-262

Abandono de cargo: Eduardo Bolsonaro terá 15 dias para defesa
ESCRIVÃO

Abandono de cargo: Eduardo Bolsonaro terá 15 dias para defesa

Veículo com medicamentos para emagrecimento é apreendido na BR-267
BATAGUASSU

Veículo com medicamentos para emagrecimento é apreendido na BR-267

Romeu Zema reafirma pré-candidatura à Presidência e nega aliança
ELEIÇÕES 2026

Romeu Zema reafirma pré-candidatura à Presidência e nega aliança

Ação conjunta prende acusado de violência doméstica no Mato Grosso 
PARANAÍBA

Ação conjunta prende acusado de violência doméstica no Mato Grosso 

REGIÃO

MS discute em Brasília maior integração e parceria com a Bolívia 

ABRIL

Justiça marca audiência de andarilho que agrediu transplantado

IMPOSTO DE RENDA

Receita terá 'cashback' na declaração a 4 milhões de contribuintes

PARANHOS

Homem morre ao ser atingido durante manutenção de ônibus

FUTEBOL

Cruzeiro demite técnico Tite após empate no Mineirão com Vasco

Mais Lidas

FUTEBOL

Árbitra de MS apita jogo do Brasileirão Série A neste sábado

MATO GROSSO DO SUL

Governo de MS diz ter bloqueado cartões sociais usados até para pagar motel

CLIMA

Dourados pode ter chuva forte e ventos de até 60 km/h nesta segunda-feira

DOURADOS

Cliente esfaqueia churrasqueiro em restaurante na Marcelino Pires