sexta, 13 de dezembro de 2024
Dourados
21ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
UFGD

Projeto inovador utiliza impressão 3D para ensino e prática médica

28 novembro 2024 - 18h50Por Da Redação

O curso de Medicina da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) está desenvolvendo um projeto pioneiro no Laboratório de Anatomia, sob a coordenação da professora Silvia Cristina Figueira Olinto. Utilizando impressão 3D, o projeto busca ampliar o acervo didático do laboratório e elevar a qualidade do ensino prático da disciplina de anatomia, essencial para a formação médica. A inovação fica por conta do emprego da técnica de fotogrametria, que apresentou um resultado de alta precisão e baixo custo. 

O aluno Gilberto Prado Gonçalves, do 3º ano do curso de Medicina da UFGD, foi o idealizador da aplicação da fotogrametria para a produção de peças anatômicas com impressão 3D. Formado em engenharia e com anos de experiência em sua empresa de móveis planejados, onde utilizava tecnologias de design em 3D, Gilberto trouxe seu conhecimento técnico para otimizar o uso da impressora 3D do laboratório de anatomia. Foi Gilberto quem propôs uma abordagem inovadora: ao invés de usar projetos de impressão disponíveis na internet, partiu de peças anatômicas reais do laboratório, utilizando a fotogrametria para criar reproduções altamente detalhadas. 

Após semanas de testes, e contando com a colaboração de outros colegas de curso, Gilberto desenvolveu uma metodologia que permite replicar fielmente texturas, imperfeições e características únicas das peças anatômicas originais. “Desenvolvemos essa técnica de baixo custo e acessível, que pode ser aplicada em outras instituições. Para o estudante, é incrível poder tocar em peças que reproduzem o corpo humano com realismo, considerando textura, peso e detalhes, algo que modelos tradicionais muitas vezes não oferecem”, explicou.

“A anatomia é fundamental para a formação de um médico, e o acesso a materiais didáticos de qualidade no laboratório é indispensável para o aprendizado prático. As peças em 3D são excelentes ferramentas para proporcionar esse nível de ensino”, explicou a professora Silvia.

Além de beneficiar o ensino, o projeto tem perspectivas promissoras. Uma parceria com profissionais do Hospital Universitário da UFGD (HU-UFGD) está sendo planejada para usar a técnica na produção de peças 3D baseadas em casos clínicos. O objetivo é auxiliar médicos no planejamento de cirurgias.

“Este é um projeto com grande potencial. A impressão 3D possibilita a confecção de biomodelos 3D a partir de imagens do paciente adquiridas por ressonância ou tomografia computadorizada, permitindo que a equipe médica analise com mais cuidado o procedimento mais adequado”, destacou a professora Silvia.

Além da professora Silvia e do estudante Gilberto, o projeto conta com a colaboração das alunas Ana Laura Gomes da Silva, Nathália Ormond de Miranda e da docente Monique Assis de Vasconcelos Barros. Essa iniciativa demonstra como o curso de Medicina da UFGD tem compromisso com a inovação, alinhando ensino e pesquisa para benefício da comunidade médica e de toda a sociedade.
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO

Corpo encontrado em telhado de obra era de homem de 26 anos

BRASIL

Senado Federal aprova regulamentação da reforma tributária

IVINHEMA

Comerciante que debochou da PF é solto 42 dias após ser preso

CALENDÁRIO DE IMUNIZAÇÃO

Idosos terão que tomar vacina contra a Covid a cada seis meses

CAMPO GRANDE

Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo

BRASIL

Câmara aprova castração química para pedófilos condenados

ACIDENTE

Helicóptero da Polícia Nacional do Paraguai cai durante operação

ECONOMIA

Banco Central aprova pagamento de boletos bancários através do Pix

PARANAÍBA

Bebê de dois meses é socorrido com desnutrição e queimaduras

REGIÃO 

MS participa da Copa Quilombola com equipes do Tia Eva e Furnas

Mais Lidas

DOURADOS

Homem é encontrado morto nos fundos de estabelecimento na Rua Balbina de Matos

DOURADOS

Motociclista sofre grave acidente na Coronel Ponciano

DOURADOS

Prestador de serviço é vítima de golpe ao realizar troca de pneus em Dourados

AVALIAÇÃO

Pista do Aeroporto Regional de Dourados passa por inspeção