quarta, 16 de setembro de 2026
Dourados
18ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
DOURADOS

Prefeitura e universidades debatem saúde e mudanças climáticas

02 setembro 2026 - 06h47Por Da Redação

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourad) e a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), realiza nesta quarta-feira, dia 2 de setembro de 2026, a partir das 16 horas, o evento de abertura do PET-Saúde Clima. A programação será realizada no Anfiteatro do Bloco A da Uems.

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde Clima ) é uma iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação do Governo Federal. O programa une universidades, serviços de saúde e comunidade para preparar o Sistema Único de Saúde (SUS) e formar profissionais aptos a enfrentar os impactos das mudanças climáticas na saúde pública, com vigência entre 2026 e 2028.

A iniciativa tem como proposta fortalecer a integração entre formação em saúde, mudanças climáticas, equidade e proteção das populações em situação de maior vulnerabilidade. O projeto também busca estimular a reflexão e a construção coletiva de estratégias para enfrentar os impactos das mudanças climáticas sobre a saúde da população.

A programação terá início às 16 horas, com a abertura oficial do evento. Na sequência, às 16h30, será realizada a palestra “Mudanças e emergências climáticas: eventos extremos e seus impactos socioambientais”, ministrada pelo professor doutor Charlei Aparecido da Silva. Após breve intervalo para um coffee break, serão apresentados os planos de trabalho dos grupos que integram o PET-Saúde Clima.

Para o professor Bruno Ferezim Morales, da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais da UFGD, o início das atividades representa um importante momento para aproximar universidade, gestão pública e comunidade na discussão de estratégias de prevenção, cuidado e promoção da saúde diante dos desafios relacionados às mudanças climáticas e aos eventos extremos.

“A parceria entre a UFGD, a Uems e a Secretaria Municipal de Saúde de Dourados reforça a importância da atuação integrada entre ensino, pesquisa, serviço e sociedade, contribuindo para a formação de profissionais preparados para responder aos novos desafios socioambientais e de saúde pública”, enfatiza o professor.

SERVIÇO

Evento: Abertura do PET-Saúde Clima

Data: 2 de setembro de 2026

Horário: A partir das 16h

Local: Anfiteatro do Bloco A – Uems

Palestra: “Mudanças e emergências climáticas: eventos extremos e seus impactos socioambientais”

Palestrante: Prof. Dr. Charlei Aparecido da Silva.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Comerciante morta pelo irmão é a 27ª vítima de feminicídio em MS
ZÉ PEREIRA

Comerciante morta pelo irmão é a 27ª vítima de feminicídio em MS

Petrobras aumenta preço do diese, mas reajuste será neutralizado
ECONOMIA

Petrobras aumenta preço do diese, mas reajuste será neutralizado

Mãe de bebê morto em ataque com foice sobrevive, mas fica cega
ARAL MOREIRA

Mãe de bebê morto em ataque com foice sobrevive, mas fica cega

TSE proíbe uso de imagem de Jair Bolsonaro em propaganda eleitoral
ELEIÇÕES 2026

TSE proíbe uso de imagem de Jair Bolsonaro em propaganda eleitoral

Irmãos são presos durante investigação contra o tráfico de drogas
MORENINHAS

Irmãos são presos durante investigação contra o tráfico de drogas

BRASIL

Política nacional vai estimular pesquisa de minerais críticos no país

AFONSO PENA

Veículo fica sem gasolina e Polícia descobre carga de maconha

SUPREMO

STF vota para igualar licença maternidade de mãe biológica e adotiva

TRÊS LAGOAS

Criança morre afogada durante banho em aterro do rio Paraná

JUSTIÇA

Monark terá que pagar R$ 100 mil por apoiar criação de partido nazista

Mais Lidas

FALSO CAFETÃO FACCIONADO

Mulher é presa em Dourados suspeita de extorquir usuários de site de acompanhantes

CENTENÁRIO

Solteiro e sem filhos, Ernesto comemora 102 anos ao lado de sobrinhos e parentes

DOURADOS

Presos com 'motinhas elétricas' pagam fiança e responderão em liberdade

ITAPORÃ

Morto em acidente era morador em Dourados e prestava serviço para empresa de bebidas