terça, 19 de março de 2024
Dourados
27ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
CONFRONTO DE VERSÕES

PGR diz que Flávio Bolsonaro não cometeu crime ao faltar à acareação

21 outubro 2020 - 22h20Por G 1

 

A PGR (Procuradoria-Geral da República) decidiu arquivar uma apuração preliminar sobre suposto crime de desobediência cometido pelo senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) ao faltar a uma acareação com o empresário Paulo Marinho.

A análise foi feita a partir de uma representação do procurador Eduardo Benones, do Ministério Público Federal do Rio, que apontou o possível crime. Para a PGR, no entanto, a conduta de Flávio Bolsonaro não representa infração porque, como testemunha, o político pode escolher quando prestar depoimento.

O compromisso havia sido agendado porque o senador e o empresário deram versões diferentes, em depoimentos, sobre o suposto vazamento da operação Furna da Onça. Na acareação, eles seriam colocados frente a frente para confrontar essas versões.

Paulo Marinho disse que ouviu de Flávio Bolsonaro que um delegado da Polícia Federal teria vazado informações da operação, realizada em 2018. O senador nega.

A análise da PGR

Ao determinar o arquivamento, a PGR afirmou que Flávio Bolsonaro figura como testemunha no caso – e, portanto, tem a prerrogativa de definir o dia e horário para prestar depoimento, como prevê a Constituição.

O parecer foi assinado nessa terça-feira (20) pelo procurador Aldo de Campos Costa, auxiliar da PGR.

"No presente caso, as declarações controvertidas, que justificaram a realização do ato de acareação, foram prestadas pelo congressista na condição de testemunha, sendo forçoso reconhecer, portanto, a aplicação da prerrogativa conferida a algum agentes políticos de que a inquirição dar-se-á em local, dia e hora previamente ajustados entre eles e o juiz, nos termos do que dispõe o art. 221 do Código de Processo Penal", escreveu o procurador, membro auxiliar do PGR.

A ausência de Flávio

O encontro ocorreria em 21 de setembro, mas Flávio Bolsonaro não apareceu e informou, em nota, que a ausência foi motivada por "compromissos da sua agenda oficial, que o fizeram estar no Amazonas".

Pouco depois das 15h, horário previsto para a acareação, Flávio Bolsonaro postou uma foto com um apresentador de TV em Manaus. Um vídeo publicado nas redes sociais mostra ele, o irmão e deputado federal Eduardo Bolsonaro e a equipe do programa cantando em coro uma música crítica a "maconheiros".

O procurador Eduardo Benones, que acompanha o caso, descartou a possibilidade de realizar a acareação através de videoconferência. Em entrevista à GloboNews no dia previsto para os depoimentos, Benones falou que a presença das duas partes se faz necessária.

“Como nesse caso, a divergência não é apenas circunstancial, não é sobre detalhes de fato, de tempo e de nome. Mas diverge substantivamente no objeto, de maneira que não é possível que ambos os depoimentos sejam consistentes com os fatos, precisa ser pessoalmente. Não pode ser por videoconferência nesse caso”, disse o procurador ao deixar a sede do MPF.

Suposto vazamento em 2018

O procedimento de investigação criminal em andamento no MPF do Rio apura se houve vazamento da Operação Furna da Onça, em 2018. A informação de que Flávio Bolsonaro soube da operação com antecedência é do empresário Paulo Marinho, ex-aliado do senador Flávio Bolsonaro.

A operação Furna da Onça foi deflagrada em 8 de novembro de 2018. A ação culminou na prisão de diversos parlamentares do estado do Rio e levou o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) a investigar as movimentações dos deputados.

Foi durante essa operação que os investigadores chegaram ao nome de Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flavio Bolsonaro e suspeito de administrar um esquema de "rachadinha" (confisco de parte dos salários de servidores) no gabinete de Flávio Bolsonaro na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

O senador nega a prática de "rachadinha" no gabinete e também nega ter recebido informações antecipadas da operação da PF em 2018.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Com 160 vagas, Funtrab promove Feirão da Empregabilidade
REGIÃO

Com 160 vagas, Funtrab promove Feirão da Empregabilidade

DOURADOS

Cursos de idiomas da UFGD estão com inscrições abertas até quinta

Dourados inicia a terça-feira com queda no preço da carne
COTAÇÃO

Dourados inicia a terça-feira com queda no preço da carne

TEMPO

Terça-feira de sol com aumento de nebulosidade em Dourados

CAMPO GRANDE 

Menina de 10 anos é estuprada por amigo da família enquanto dormia

REGIÃO 

Detran/MS convoca candidatos PCDs para o programa CNH MS Social

CAMPO GRANDE 

Mulher é encontrada morta no quintal de residência toda revirada

EDUCAÇÃO

II Mostra de Programas e Projetos de Extensão da UEMS recebe inscrições

NOVA ANDRADINA

Mulher cede dados bancários a golpista e perde quase R$ 30 mil

AQUIDAUANA

Após mais de 10 anos, Polícia Civil retoma buscas por menina desaparecida

Mais Lidas

SOLIDARIEDADE

Em luta contra tumor cerebral, sul-mato-grossense faz "vakinha" para cirurgia urgente

CACHOEIRINHA

Mulher atropelada em Dourados tem uma das pernas amputadas e continua em estado grave

MS

Barco com quatro pessoas afunda durante festival internacional de pesca em Corumbá

PONTA PORÃ

Mulher vai ao hospital e descobre ter feto calcificado há mais de 50 anos