terça, 21 de abril de 2026
Dourados
33ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
DETRAN/MS

Nova regra eleva índice de aprovação nos exames práticos

10 março 2026 - 06h24Por Da Redação

Os índices de aprovação nos exames práticos de direção veicular em Mato Grosso do Sul apresentaram aumento significativo após a atualização dos critérios de avaliação definidos nacionalmente pela Secretaria Nacional de Trânsito.

No Estado, as mudanças foram regulamentadas pela Portaria Detran-MS N nº 202 de 2026, que estabelece os requisitos para a realização do exame prático de direção veicular para candidatos à Permissão para Dirigir e à Carteira Nacional de Habilitação.

Comparando os meses de janeiro e fevereiro de 2025 com o mesmo período de 2026, já sob a nova regulamentação, observa-se aumento expressivo no percentual de candidatos aprovados.

Na categoria A, destinada a condutores de motocicletas, o índice de aprovação saltou de 66% no primeiro bimestre de 2025 para 92% em 2026. No período mais recente, 3.139 candidatos foram considerados aptos e 266 inaptos, em um total de 3.405 exames realizados. No mesmo período do ano passado, foram 3.672 aprovados e 1.913 reprovados entre 5.585 avaliações.

Nas categorias de quatro rodas — B, C, D e E — a taxa de aprovação também apresentou crescimento relevante. O percentual passou de 54% em 2025 para 78% em 2026. Nos dois primeiros meses deste ano, 6.370 candidatos foram aprovados e 1.847 reprovados, em um total de 8.217 exames. Já no primeiro bimestre do ano anterior, 6.982 candidatos foram considerados aptos e 5.984 inaptos entre 12.966 avaliações.

Considerando todas as categorias, Mato Grosso do Sul realizou 11.622 exames práticos em janeiro e fevereiro de 2026, enquanto no mesmo período de 2025 foram 18.551 avaliações.

Os dados indicam que, mesmo com menor volume de exames aplicados no início deste ano, a proporção de candidatos aprovados cresceu de forma consistente. Na categoria A, o aumento foi de 26 pontos percentuais no índice de aprovação. Já nas categorias de quatro rodas, a elevação foi de 24 pontos

O aumento nos índices de aprovação pode ser atribuído à atualização dos critérios de pontuação do exame prático, estabelecida pela Resolução Contran nº 1020 de 2022. Entre as alterações, está o aumento do limite de pontos que o candidato pode perder durante a avaliação. 

Antes, conforme a Resolução Contran nº 789 de 2020, o candidato podia perder até três pontos, com faltas classificadas como leves (1 ponto), médias (2 pontos) e graves (3 pontos). Com a nova regulamentação, o limite passou para dez pontos e a classificação dos erros foi alinhada às infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro: leve (1 ponto), média (2 pontos), grave (4 pontos) e gravíssima (6 pontos).

A gerente de Exames do Detran-MS, Lina Zeinab, avalia que as mudanças no modelo de avaliação favorecem muito os candidatos. “A nova resolução trouxe critérios mais alinhados ao Código de Trânsito Brasileiro e ampliou as possibilidades de avaliação do candidato durante o percurso. Mas vale lembrar que o examinador continua observando o domínio do veículo, o respeito às normas e o comportamento seguro no trânsito”, explica.

Outra alteração relevante foi a retirada da etapa de baliza do exame prático. A avaliação passa a ser realizada exclusivamente em percurso, sob acompanhamento do examinador de trânsito do Detran.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Comissão aprova projeto que prevê apreensão de veículo por transporte irregular de animais vivos
CÂMARA DOS DEPUTADOS

Comissão aprova projeto que prevê apreensão de veículo por transporte irregular de animais vivos

MP-MS abre concurso com vagas para Promotor de Justiça com salário de R$ 34 mil
DIRETO

MP-MS abre concurso com vagas para Promotor de Justiça com salário de R$ 34 mil

Com intensa circulação viral, Dourados investiga 2,8 mil casos de Chikungunya com sobrecarga na rede
SAÚDE

Com intensa circulação viral, Dourados investiga 2,8 mil casos de Chikungunya com sobrecarga na rede

Bebê estava enrolado em casaco e já estaria morto há horas quando foi encontrado em lixeira
PONTA PORÃ

Bebê estava enrolado em casaco e já estaria morto há horas quando foi encontrado em lixeira

BRB firma acordo para transferir ativos comprados do Banco Master
POLÍTICA

BRB firma acordo para transferir ativos comprados do Banco Master

REPRESA

Homem morre afogado em rio ao tentar desenroscar rede de pesca

POLÍTICA

Lula: é preciso "dar logo" Nobel da Paz à Trump para encerrar guerras

TENTATIVA DE FEMINICÍDIO

Homem dá soco em companheira e atira 11 vezes em direção a ela no meio da rua

JUSTIÇA

Carmen Lúcia vota para condenar Eduardo Bolsonaro por difamação

EDUCAÇÃO

Prazo para pedir isenção no Enem 2026 termina na sexta-feira

Mais Lidas

ECONOMIA

Saque-aniversário do FGTS segue disponível em abril; veja quem pode retirar valores

DOURADOS

Vereador cobra medidas urgentes contra circulação de veículos elétricos guiados por menores

ARAL MOREIRA

Em ocorrência, enfermeira descobre que vítima era o próprio filho

DOURADOS

Homem morre ao ficar com a cabeça presa em portão de residência