A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul reforçou seu compromisso com o desenvolvimento do turismo ético, seguro e socialmente responsável durante o II Encontro de Turismo Responsável e Seminário Internacional sobre a Prevenção da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo, realizado no início de junho em Foz do Iguaçu, no Paraná.
Durante a abertura oficial do evento, foi apresentado o Código de Conduta Brasil e a carta do movimento Turismo que Protege, consolidando um pacto nacional pela proteção da infância no contexto das viagens e do turismo. A iniciativa do Ministério do Turismo (MTur), em parceria com organizações da sociedade civil, entidades acadêmicas e organismos internacionais, busca articular ações concretas contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no setor turístico.
Para o diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, Bruno Wendling, a participação no evento é mais uma demonstração do papel ativo que o estado tem assumido na promoção de um turismo responsável. “Nosso compromisso vai além da promoção turística. Queremos garantir que o turismo seja uma ferramenta de proteção e desenvolvimento humano, especialmente para nossas crianças e adolescentes. Apoiar e viabilizar ações nesse sentido é uma prioridade”.
A cerimônia contou com a presença de autoridades como a secretária executiva do MTur, Ana Carla Lopes, além de representantes da Polícia Federal, do CONANDA, da Childhood Brasil, da Ecpat Brasil, da UFRN, do Instituto Federal de Brasília, entre outras instituições. Um dos pontos altos foi o lançamento oficial do movimento Turismo que Protege e a exibição de vídeos institucionais voltados à implementação do Código de Conduta.
A gestora de ações sociais da Fundtur MS, Tania Regina Comerlatto Fundtur MS, Tania Regina Comerlatto, que lidera as iniciativas de turismo responsável no estado, destaca que o Mato Grosso do Sul já desenvolve ações concretas de prevenção e sensibilização. Entre elas, estão campanhas institucionais, palestras de orientação, capacitação de profissionais do setor e requisito de ações que pontuam nos editais de fluxo turístico da Fundação de Turismo.
“A proteção à infância está integrada ao planejamento e à gestão do turismo em nosso estado. Isso significa que, desde a elaboração de editais até as ações de sensibilização em eventos, estamos comprometidos em promover ambientes seguros e acolhedores para todos”, enfatiza Comerlatto.
Para conhecer as ações da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul voltadas à promoção do turismo responsável e à proteção de crianças e adolescentes, acesse os materiais institucionais pelo link www.turismo.ms.gov.br/download
Faça a adesão ao Código de Conduta Brasil pelo link www.codigodeconduta.turismo.gov.br/index.php/pt
Deixe seu Comentário
Leia Também

Polícia fecha "boca de fumo" e prende traficante em flagrante
Líder do Centrão ataca Comunicação do governo Lula, que responde

Veículo furtado em São Paulo é recuperado em Mato Grosso do Sul
Eduardo Bolsonaro diz que tarifa é resposta a abusos de Moraes

Passageira entra em trabalho de parto e motorista é escoltado
Trama golpista: Moraes mantém prisão do general Mário Fernandes
CAMPO GRANDEAdolescentes apedrejam homem enquanto ele dormia em calçada
SAÚDEMS adota Estrutura Mosaico para vigilância contra vírus respiratório
FRONTEIRAPreso suspeito de emboscar e matar trabalhador em estrada rural
NOVAS TECNOLOGIASSUS vai oferecer 2 tratamentos hormonais para endometriose
Mais Lidas

Produtor rural de Dourados perde R$ 100 mil em golpe da falsa venda de milho

Bebê de um ano morre em MS e suspeita é que tenha sido estuprada pelo pai

Novo leilão do Detran tem Corsa com lance inicial de R$ 3.545
