O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta segunda-feira (15) pedir aos Estados Unidos a extradição do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ). O procedimento deverá ser formalizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo Bolsonaro, Ramagem foi condenado na ação penal da trama golpista a 16 anos de prisão e recorre em liberdade.
Em setembro, Ramagem fugiu do país para evitar o cumprimento da pena e está morando em Miami.
Na decisão, o ministro determinou que a secretaria judiciária do STF envie ao Ministério da Justiça os documentos necessários para formalização da extradição. A tradução para o inglês também deverá ser realizada.
Durante a investigação sobre a trama golpista, Ramagem foi proibido por Alexandre de Moraes de sair do país e teve que entregar todos os passaportes nacionais e estrangeiros.
Após a descoberta da fuga, a Câmara informou que a Casa não foi comunicada sobre o afastamento do parlamentar do território nacional nem autorizou nenhuma missão oficial de Ramagem no exterior.
A Câmara também informou que o deputado apresentou atestados médicos que abrangem os períodos entre 9 de setembro e 8 de outubro e 13 de outubro a 12 de dezembro.
Cassação
Em função da condenação, o STF determinou que a Câmara deverá declarar a perda do mandato de Ramagem. Até o momento, a decisão ainda não foi cumprida pela Mesa Diretora. A expectativa é de que a Casa delibere sobre a questão nesta semana, a última antes do recesso de fim de ano dos parlamentares.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Polícia procura ladrões que arrombaram parede e levaram joias
Partido Novo aciona TSE contra Lula por enredo de Carnaval

Estrutura desaba e mata trabalhador em canteiro de obras

Corumbá e Pantanal recebem cerca de R$ 1 bi em investimentos

Após 11 dias presa, 'Influenciadora Irônica' ganha liberdade
Abertas inscrições para candidatos indígenas em concurso da Alems

Polícia apreende perfumes contrabandeados na rodovia MS-276
Faculdades de medicina têm até 6ª para aderir ao Bolsa Permanência
ABUSOCriança denuncia padrasto de estupro após ajuda de mãe de amiga
LOTERIAConfira as dezenas norteadas do concurso 2.971 da Mega-Sena
Mais Lidas

Denúncia em Dourados deflagra operação contra desvio de R$ 30 milhões do Farmácia Popular

Acusado de série de furtos, 'Microfone' ganha liberdade sem passar por audiência de custódia

Idoso morre após cair de andaime em obra residencial em Dourados

Ex-diretor da Abin foi condenado na ação penal da trama golpista - Crédito: Lula Marques/Agência Brasil