A Medida Provisória 1055/21, que criou um grupo interministerial para assegurar o fornecimento de energia elétrica no País neste ano, perderá a validade no domingo (7) sem ter sido votada pela Câmara e pelo Senado.
O texto foi publicado em junho pelo Poder Executivo com o objetivo de contornar os efeitos que a falta de chuvas no ano passado e neste causou aos reservatórios das hidrelétricas, principalmente das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Entre outros pontos, a MP instituiu a Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (Creg), responsável por definir, em caráter excepcional e temporário, limites de uso, armazenamento e vazão das usinas hidrelétricas.
A Creg funcionará até 30 de dezembro. Desde a criação, o grupo tomou diversas decisões, que permanecerão válidas mesmo após a caducidade da medida provisória.
Durante a tramitação a MP recebeu 248 emendas de deputados e senadores. O relator, deputado Adolfo Viana, chegou a apresentar o parecer preliminar, mas o texto acabou não sendo votado.
Efeitos
Com a queda da medida provisória, o Congresso tem 60 dias para editar um projeto de decreto legislativo para regulamentar as situações jurídicas criadas durante a vigência da norma. Se não o fizer, ficam convalidadas as ações realizadas enquanto a MP estava em vigor.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Polícia apreende veículo com mercadorias ilícitas durante fiscalização
Moraes pede que julgamento dos réus do caso Marielle seja marcado
ANGÉLICAHomem cai em golpe do PIX após criminoso se passar por amigo

Revista da Escola Judicial recebe artigos para próxima edição
Mulher encontrada morta na BR-262 é identificada e autores presos
Conselhão entrega a Lula propostas para desenvolvimento do país
ALCINÓPOLISRéu por matar esposa que descobriu traição é condenado a 13 anos

Bonito 21K terá edição histórica no sábado com recorde de inscritos
Homem em situação de rua pede socorro após ser esfaqueado

MS celebra o Dia do Policial Penal com outorga de medalhas
Mais Lidas

Comércio de Dourados divulga calendário e começa a atender em horário especial

Justiça autoriza quebra de sigilo de celulares para investigar premeditação em latrocínio de padre

Dourados entra em alerta de tempestade com risco de granizo e ventos intensos

MP criava grupo para contornar efeitos da falta de chuvas na produção de energia - Crédito: Andre Borges/Agência Brasília