O deputado federal Marçal Filho (PMDB) recebeu na última quarta-feira (11) em seu gabinete em Brasília representantes da Fundação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS). Cerca de 20 professores de Dourados, Campo Grande, Coxim, Nova Andradina, Nova Alvorada do Sul, Sonora, Inocência, Itaporã, Ribas do Rio Pardo, Costa Rica, Ivinhema, Tacuru, Jardim, Ponta Porã e Aparecida do Taboado estavam presentes.
A vice-presidente da instituição, Professora Delmeires Batista de Souza Rodrigues de Morais solicitou ao deputado o apoio para a construção do Plano Nacional de Educação (PNE) e o cumprimento do Piso Salarial dos professores que foi protelado pela Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), assinada por alguns Estados inclusive Mato Grosso do Sul, mas, que foi derrubada pelo Superior Tribunal Federal (STF) em abril desse ano. A federação solicitou ainda a defesa da discussão pela implantação da redução da carga horária em 1/3 horas/atividades como determinado em Lei hoje.
"A federação entende que o cumprimento dessa exigência legal hoje, está prejudicada em virtude de que essa medida deve ser tratada nas leis orçamentárias, como prevendo concurso para os novos professores, mas, queremos além da implantação imediata do piso, que já seja dado início aos procedimentos para o cumprimento também da redução da carga horária”, argumentou Delmeires.
Marçal Filho se colocou a disposição para defender os interesses dos professores no Congresso, além de junto ao Governo do Estado, e aos municípios, inclusive discutindo o assunto com os Prefitos na reunião promovida pela Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul(ASSOMASUL) em Brasília, decorrente da Marcha dos Prefeitos à Brasília, que acontece essa semana. Além disso o Deputado lembrou a eles a criação da Frente Parlamentar em apoio ao Ensino Técnico e Profissionalizante no Congresso Nacional por ele presidida e colocou a frente também à disposição da categoria.
"É imprescindível que olhemos para o que dizem os mais diversos estudos: da necessidade de melhores condições de trabalho para os docentes, sobretudo, quando da educação fundamental. Além dessas medidas temos que trabalhar por mais escolas como forma de desafogar as salas de aulas do ensino público e prover uma educação melhor assistida aos estudantes" ponderou Marçal. "Nós da Fetems sentimos muito orgulho quando acompanhando o trabalho do Deputado. Perceber o esforço do Deputado pela educação profissional no nosso estado nos envaidece" apontou Delmeires.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Em 24 horas, Polícia apreende um milhão de maços de cigarros
Edu Guedes tem alta de hospital após cirurgia: '10 dias do previsto'
CAPITALIdosa é resgatada em casa sem comida e filha presa por maus-tratos
VELOCIDADEFórmula 1 volta à TV Globo em 2026, com transmissão exclusiva

Morador tenta pular janela e morre com pescoço enroscado
Dólar chega a R$ 5,54, em semana marcada por tarifaço de Trump

Homem fica gravemente ferido após acidente entre motos em Dourados
Inscrições para Prova Nacional Docente começam 2ª-feira
CAMPO GRANDEMorador mata pitbull a facadas após ser atacado dentro de casa

UFGD lança programa de preparação para aposentadoria de servidores
Mais Lidas

Produtor rural morto a tiros em fazenda no distrito de Itahum é identificado

Filho de acusado de matar fazendeiro se apresenta, presta depoimento e é liberado

Após matar vizinho, fazendeiro se apresenta à polícia e diz que agiu em legítima defesa pelo filho
