segunda, 11 de dezembro de 2023
Dourados
31ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
REGIÃO 

Maior assembleia do povo terena está sendo realizada em Nioaque

17 novembro 2023 - 19h50Por Da Redação

Uma das maiores mobilizações do povo indígena Terena do Mato Grosso do Sul, a 16ª Assembleia do Povo Terena, teve início na noite da última quarta-feira, dia 15 de novembro e segue até este sábado (18), na aldeia Cabeceira, no município de Nioaque.

O encontro, que tem como objetivo promover o diálogo e discussão em torno da luta pela efetivação dos direitos dos povos indígenas, nesta edição tem a presença da Caravana “Participa Parente”, promovida pelo Ministério do Povos Indígenas e organizado junto à Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), com apoio de associações e conselhos indígenas de diferentes regiões.

De forma inédita, a cerimônia de abertura contou com a presença da comitiva do MPI (Ministério dos Povos Indígenas), liderada pela Ministra Sônia Guajajara, além de representantes do Governo do Estado e dos municípios que possuem indígenas da etnia Terena em seus territórios.

“Olhar a Assembleia é ver realmente o movimento de democracia, do fortalecimento da unidade, e é um grande avanço ter Governo Federal, Estadual e Municipal presentes. E a nós, enquanto Governo do Estado, nos cabe fazer essa mediação, essa integração para que possamos levar a esses espaços de discussão mais ministérios, colocando em evidência a temática pelo fortalecimento da dialética que eles têm e os debates para diminuir esse distanciamento social, explica Viviane Luiza, secretária adjunta da Setescc (Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania).

Durante os quatro dias de evento, pautas como educação, segurança, sustentabilidade, empreendimentos indígenas, juventude e mulheres, entre outras, como a Bancada do Cocar e MPI, fazem parte das discussões. E no final do encontro será elaborada a construção da agenda de ações e o plano de atuação do Conselho Terena.

“A Assembleia do Conselho Terena, não é só do Conselho, não é só do Povo Terena. Por que aqui os povos indígenas do Mato Grosso do Sul participam ativamente das discussões. Eu já participei muito aqui, porém hoje eu tenho um país inteiro para olhar, mas venho aqui e irei em outras para fortalecer o nosso movimento indígena, os territórios. Por isso quero que esses dias sejam de discussão desses temas importantes, de discussão de estratégias para que possamos ter uma ampla participação nas tomadas de decisões. Precisamos estar conectados para avançarmos ainda mais”, explica Sônia Guajajara, Ministra dos Povos Indígenas.

Para o Cacique Joel Marques, da aldeia que está sediando o evento, a data de abertura e essa edição da Assembleia fará para sempre parte das memórias da comunidade. “Esse encontro aqui hoje representa a nossa grande união na questão política, na questão social, territorial, saúde e na estrutura da comunidade. Quero aproveitar e registrar nosso agradecimento ao Governo do Estado, Governo Federal e municipal, porque esse dia será sempre uma data histórica aqui na nossa comunidade, por ter a presença de todos vocês, para o diálogo. E essa Assembleia significa um avanço na construção das novas políticas públicas, onde vamos incluir as pessoas menos favorecidas em um plano de governo, de ação”, finaliza.

Juventude em pauta

A Assembleia Terena coloca em evidência o histórico, fortalecimento, desafios e planejamento da juventude indígena do Estado propiciando que os jovens participem ativamente das discussões, com o olhar para o futuro e novas perspectivas.

"Esse encontro é um momento muito histórico dentro da comunidade, não só da comunidade como dos povos indígenas do Brasil, com a ministra e sua equipe aqui, assim como do Governo do Estado, fortalece o nosso território, porque são eles que estão nos espaços de decisão. E para nós juventude, são pessoas que a gente tem como referência dentro do movimento indígena a gente cresceu dentro de Acampamento Terra Livre, marcha de mulheres. Nós sabemos das dificuldades, mas sabemos que podemos muito mais também”, ressalta Gabriele Marques.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Senadores e familiares de israelenses cobram esforço pela liberação de reféns
DEBATE

Senadores e familiares de israelenses cobram esforço pela liberação de reféns

Prefeitura e Embrapa realizam Capacitação de agricultores indígenas na produtividade da mandioca
AGRICULTURA

Prefeitura e Embrapa realizam Capacitação de agricultores indígenas na produtividade da mandioca

Aberta consulta pública à minuta do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFMS
EDUCAÇÃO

Aberta consulta pública à minuta do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFMS

Mandioca: chuvas atrapalham colheita e atrasam negociações
RAÍZES

Mandioca: chuvas atrapalham colheita e atrasam negociações

Sisu passará a ter apenas uma edição a partir de 2024
EDUCAÇÃO

Sisu passará a ter apenas uma edição a partir de 2024

COMER BEM

Como fazer a tradicional rabanada para a ceia de Natal

SAÚDE E BEM-ESTAR

SBD faz campanha sobre a importância de individualizar os cuidados com a pele

BATAGUASSU

Bolivianos são presos com mais de 40 kg de cocaína na BR-267

EDUCAÇÃO

Relação dos candidatos inscritos no processo seletivo para professores temporários é divulgada

MUNDO NOVO

Dupla tenta fugir, mas é presa com 1,5 t de maconha na MS-386

Mais Lidas

DOURADOS 

Adolescente é encontrada morta com sinais de violência sexual 

DOURADOS

"Preto seboso, pobre da senzala": jovem é preso após injúria racial contra seguranças

ANASTÁCIO

Confronto com a polícia termina com seis suspeitos mortos

TRÁFICO DE DROGAS

Operação da PF cumpre mandados em restaurante de Dourados