segunda, 16 de março de 2026
Dourados
31ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
LEGISLATIVO DE MS

Laudir apresenta projeto para combate ao desperdício e doação de alimentos

29 junho 2022 - 12h48Por Da Redação

Durante a 21ª sessão ordinária, na segunda-feira (27), foi aprovado em primeira discussão, projeto de lei do vereador Laudir Munaretto (MDB) que dispõe sobre o combate ao desperdício e a doação de excedentes de alimentos para consumo humano.

O objetivo é que seja regulamentada a prática de doação de excedentes de alimentos visando fomentar ações de enfrentamento à fome e facilitar a articulação entre estabelecimentos e destinatários das doações.

A lei se aplicará a cozinhas industriais; restaurantes, bares e congêneres; padarias; mercados e supermercados; feiras livres, sacolões, frutarias e/ou verdureiras; cooperativas, associações e centros de distribuição de produtos da agricultura familiar; e empresas de vendas de cestas básicas.

Com isso, os estabelecimentos dedicados a produção e ao fornecimento de alimentos, incluídos alimentos in natura, produtos industrializados e refeições prontas para o consumo, ficam autorizados a doar os alimentos que sobram, desde que estejam próprios para o consumo.

A doação deverá ser feita diretamente em colaboração com o poder público, ou por meio de bancos de alimentos, entidades beneficentes de assistência social certificadas no município, entidades religiosas, ONG’s e associações da sociedade civil.

Já os beneficiários das doações recebidas serão prioritariamente a população em situação de rua ou de vulnerabilidade social e/ou insegurança alimentar permanente ou temporária.

“Estamos passando por um período em que muitas famílias estão tendo dificuldades de adquirir até mesmo os itens básicos e, enquanto pessoas estão passando fome, têm alimento bom sendo descartado. Precisamos regulamentar as doações para evitar o desperdício e conseguir ajudar quem necessita”, explicou o vereador Laudir.

O Projeto de Lei nº 099/2022 foi aprovado em primeira discussão, ou seja, retornará para uma nova discussão e votação final na Casa.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Idosa morre após ônibus de turismo bater em carreta parada na BR-267
NOVA ALVORADA DO SUL

Idosa morre após ônibus de turismo bater em carreta parada na BR-267

Prazo para enviar declaração do IR começa na próxima segunda
IMPOSTO

Prazo para enviar declaração do IR começa na próxima segunda

Homem é preso por ameaçar ex-mulher e filha em Campo Grande
POLÍCIA

Homem é preso por ameaçar ex-mulher e filha em Campo Grande

Polícia encontra quase 1t de maconha em meio a carga de açúcar
TRÁFICO

Polícia encontra quase 1t de maconha em meio a carga de açúcar

Receita divulga datas de restituição de IR; 1º lote sai em 29 de maio
BRASIL

Receita divulga datas de restituição de IR; 1º lote sai em 29 de maio

DOURADOS

Prefeitura avança com nova iluminação de LED e moradores comemoram

ECONOMIA

Mercado estima redução da Selic em 0,25 ponto esta semana

CONTRABANDO

Motorista é preso em Dourados com carro carregado de cigarros contrabandeados

BRASIL

STF mantém regra que limita número de candidatos por partido nas eleições proporcionais

BRASIL

Enorme orgulho, diz presidente sobre indicações do Brasil ao Oscar

Mais Lidas

FUTEBOL

Árbitra de MS apita jogo do Brasileirão Série A neste sábado

MATO GROSSO DO SUL

Governo de MS diz ter bloqueado cartões sociais usados até para pagar motel

TRIBUTO

Taxa de lixo pode ser dividida em até 10 vezes em Dourados

CLIMA

Dourados pode ter chuva forte e ventos de até 60 km/h nesta segunda-feira