A Justiça Federal suspendeu o julgamento de despejo dos índios Guarani-Kaiowa, que ocupam a fazenda Santo Antônio da Nova Esperança, em Rio Brilhante. A decisão saiu na tarde desta segunda-feira (6).
A juíza relatora do processo reconheceu que a área é ocupada tradicionalmente pelos Guarani e, portanto, o direito de permanecer nela deve ser garantido.
Apesar do voto favorável, outros dois juízes solicitaram vistas do processo. Até que outra sessão seja realizada, as famílias permanecem no local. A data do novo julgamento ainda não foi definida.
Foi solicitada uma análise antropológica do local para apontar se a área pertence aos indígenas.
Este é o terceiro pedido de despejo dos Guarani que já ficaram acampados às margens da BR-163. Na ocasião o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) obteve reintegração de posse. Com o despejo, o grupo foi para a área de preservação ambiental da propriedade.
###Acampamento
No acampamento onde estão os indígenas tem 170 pessoas, sendo 30 idosos e muitas crianças. Os índios se recusam a sair da terra. A área reivindicada pertence aos herdeiros do deputado estadual e ex-prefeito de Dourados, José Cerveira.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Briga entre 'ex e atual' termina com casal hospitalizado em Dourados

Rodolfo Nogueira é único do MS a assinar PEC que reduz IPVA e cria teto para gastos com publicidade

Ivinhema e Pantanal jogam na quarta-feira de cinzas pela Copa do Brasil
Pré-selecionados do Prouni devem comprovar informações até sexta

UEMS promove roda de conversa sobre mulheres e meninas na ciência

Pacientes com doença renal crônica terão a diálise peritoneal

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 47 milhões nesta terça
Zé Teixeira trabalha para garantir atendimentos na APAE de Angélica
FUTEBOLConfira os jogos da 3ª rodada do Campeonato Brasileiro

Empreendedorismo feminino em foco nesta 3ª-feira em Dourados
Mais Lidas

Acusado de série de furtos, 'Microfone' ganha liberdade sem passar por audiência de custódia

Autoridades divergem sobre cobrança de tarifa de água após implantação de rede nas aldeias

Com sensação térmica nas alturas, Dourados entra em alerta de chuvas intensas
