O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira, dia 10 de janeiro, que o período de isolamento para pessoas recém-recuperadas de Covid passa a ser menor, diminuindo de 10 para 5 dias para pessoas que estão sem sintomas respiratórios, sem febre há 24 horas (sem o uso de antitérmico) e que tenham resultado negativo para teste PCR ou de antígeno. A contagem deve ser feita a partir do início dos sintomas.
Veja como fica a nova recomendação do isolamento:
Cinco dias: se ao 5º dia o paciente não tiver sintomas respiratórios e febre por um período de 24 horas, sem uso de antitérmico, ele pode fazer o teste (antígeno ou PCR). Se for negativo, ele pode sair do isolamento. Caso o paciente assintomático apresente teste positivo no 5º dia, deverá manter o isolamento até o 10º dia.
Sete dias: Se ao 7º dia o paciente estiver assintomático, ele está liberado do isolamento, sem necessidade de fazer o teste. Se o paciente continuar com sintomas respiratórios ou febre, ele pode fazer o teste (PCR ou antígeno). Caso dê negativo, pode sair do isolamento. Se der positivo, deve ficar resguardado até 10 dias e só sair quando não tiver mais sintomas.
Após 10 dias, se estiver sem sintomas respiratórios, não é necessário fazer o teste e o paciente pode sair do isolamento.
"O isolamento é de sete dias. Se o paciente não quis testar no quinto dia, mas, se ao sétimo dia ele estiver sem sintomas, sem febre e sem uso de medicamentos por 24 horas, ele pode sair do isolamento. Não é necessário testar", disse o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros.
O Ministério da Saúde reforça que todos os pacientes devem manter as recomendações até o 10º dia, como evitar aglomerações, evitar contato com pessoas com comorbidades, continuar usando máscara e outras medidas não farmacológicas.
As novas diretrizes estarão na nova versão do “Guia de Recomendações – Isolamento Domiciliar". O documento deve estar disponível na terça-feira (11).
Outros países
A medida segue os passos de outros países que já reduziram o tempo de isolamento.
Nos últimos dias de dezembro, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) atualizou suas diretrizes para casos confirmados de Covid em pacientes assintomáticos, bem como para aqueles cujos sintomas já tenham passado ou estejam desaparecendo. O tempo recomendado passou de 10 para 5 dias, seguido de uso constante de máscara por mais 5 dias quando o paciente estiver em contato com outras pessoas.
"Está sendo adotado em outros países, tem assento em evidências científicas. É possível que adotemos essa mesma conduta. 5 dias. Isso está em estudo na área técnica", afirmou Queiroga a jornalistas na porta do Ministério da Saúde na semana passada, ao comentar que possivelmente adotaria a medida anunciada nesta segunda.
Queiroga lembrou que na França, por exemplo, o governo autorizou médicos infectados com Covid a seguirem atuando na linha de frente. Isso porque, entre outros motivos, a variante ômicron, predominante nos novos casos, tem mostrado sintomas mais leves.
"O CDC já deu essa recomendação [reduzir o isolamento]. O governo francês está inclusive autorizando profissionais de saúde que estão positivos a atender na linha de frente", argumentou.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Justiça condena empresa e responsável por capotamento de carro

Mulher que matou marido a facadas para se defender continuará presa

Wagner Moura será um dos apresentadores no Oscar, diz Academia

Homem é preso em flagrante acusado de tráfico de drogas

MS assina decreto para tornar linguagem pública mais clara ao cidadão

Ladrões em Fiorino fazem a 'limpa' em residência de idoso

Dias Toffoli se declara suspeito para relatar pedido de CPI do Master

Homem oferece dinheiro por sexo a caixa e acaba preso em mercado

Dólar tem leve alta e fecha a R$ 5,15, de olho no conflito no Irã

Encarregado de fazenda é condenado por exploração de indígenas
Mais Lidas

Prefeitura economizará mais de R$ 6 milhões por ano ao autorizar concessão do aeroporto

Desembargador Ary Raghiant pede exoneração do TJMS

Funcionário que gravou fogo em usina é demitido por justa causa
