Menu
Busca domingo, 19 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
PARCERIA

Governador abre diálogo com os EUA para investimentos no Pantanal

30 julho 2021 - 17h50Por Da Redação

O governador Reinaldo Azambuja abriu diálogo com os Estados Unidos em busca investimentos internacionais no Pantanal e Bacia do Rio Taquari. A reunião por videoconferência ocorreu nesta sexta-feira, dia 30 de julho, com o representante especial do Governo Americano sobre o Clima, John Kerry.

Reinaldo Azambuja foi o representante da região Centro-Oeste no evento e apresentou dois projetos aos americanos: “Renova Taquari” e “Pró Pantanal”. A reunião virtual foi organizada pela Fundação R20 em parceria com os “governadores pelo clima”.

“Na reunião por videoconferência podemos discutir várias ações para mitigação de emissões de gás. Foi uma reunião extremamente produtiva, onde apresentamos os projetos prioritários para o Pantanal, recuperação do Rio Taquari e o nosso programa Estado Carbono Neutro”, descreveu.

O governador citou que Mato Grosso do Sul já tem programas importantes no setor, como o “Estado Carbono Neutro”, que visa neutralizar a emissão de gás de efeito estufa até 2030 no Estado, assim como o “Ilumina Pantanal”, que leva energia para todas as propriedades por meio de placas solares.

Projetos

Para Bacia do Rio Taquari, o governador destacou que lá ocorreu um dos maiores desastres ambientais do País e que o objetivo é a proteção das matas ciliares e recuperar o local danificado com o assoreamento. “Um dos objetivos é retomar a navegabilidade do rio”.

O projeto apresentado ao governo americano visa promover práticas saudáveis para uso do solo, crescimento da vegetação e estabilização de “voçorocas”. Assim como ampliar atividades econômicas de piscicultura em barragens, atrair empresas com compromisso ambiental e ainda gerar mais de 500 empregos verdes.

Já ao Pantanal a intenção é fazer esta parceria para estimular a recuperação econômica da região, por meio de ações de apoio aos empreendedores locais, economia criativa, fomento às boas práticas na produção de carne sustentável e combate aos incêndios florestais. Também inclui manejo de solos e pastagens, incentivo à agroenergia e valorização da cultura pantaneira.

Reunião internacional

Organizada pela Fundação R20 em parceria com os “governadores pelo clima”, a reunião com o governo americano teve a intenção de iniciar conversas em relação a financiamento de projetos contra o aquecimento global e a favor da preservação do meio ambiente. Foram apresentadas duas propostas por região.

Além de Reinaldo Azambuja, apresentam projetos os governadores João Dória (São Paulo), Wellington Dias (Piauí), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Helder Barbalho (Pará) e Flávio Dino (Amazonas). A apresentação inicial foi feita pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.

John Kerry elogiou as apresentações e ao final do encontro designou uma equipe para continuar as tratativas e diálogo com os governadores em relação aos projetos. “Valorizo todas as apresentações que foram boas e sérias. Vamos trabalhar para continuar esta parceria. É um privilégio partilhar estas ideias“, disse ele.

O titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, que participou da videoconferência ao lado do governador, descreveu que o encontro foi produtivo e que o Estado pode apresentar os projetos importantes para região Centro-Oeste.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL
Presidente Jair Bolsonaro viaja aos Estados Unidos para assembleia da ONU
Jardim e Nioaque são campeões da região Oeste da Liga MS de vôlei
ESPORTE
Jardim e Nioaque são campeões da região Oeste da Liga MS de vôlei
Instabilidade no E-SUS impede atualização de dados da Covid-19 do município
DOURADOS
Instabilidade no E-SUS impede atualização de dados da Covid-19 do município
EMPREGO
Concurso da Caixa Econômica tem vagas para MS e salário de R$3 mil
Morre aos 87 anos o ator Luis Gustavo
BRASIL
Morre aos 87 anos o ator Luis Gustavo
BRASIL
Falha em subestação de Rio das Ostras causou apagão no RJ e MG
PANDEMIA
Pesquisa aponta que 90% consideram importante exigir vacina contra Covid-19 na volta aos escritórios
POLÍCIA
Foragido no Brasil e Paraguai é preso pela Polícia Civil do MS
BLITZ EDUCATIVA
Agepan orienta e auxilia empresas para o fortalecimento do transporte intermunicipal em MS
COVID-19
Idosos de 89 a 84 anos recebem dose de reforço nesta semana no Rio

Mais Lidas

DOURADOS
Morto durante o trabalho em fazenda tinha 26 anos
ACIDENTE DE TRABALHO
Maquinário cai e mata trabalhador em fazenda entre Dourados e Itahum
'AMIGÃO'
Bêbado bate carro e deixa amigo ferido em canteiro
REGIÃO
Casal precisa ser socorrido após carro quase ser "engolido" pela chuva