sábado, 13 de junho de 2026
Dourados
19ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
TRABALHO PARLAMENTAR

Geraldo Resende viabiliza tomógrafo de última geração para reforçar saúde em Aparecida do Taboado 

18 maio 2026 - 16h52Por Da Redação

A população de Aparecida do Taboado passará a contar com um novo aparelho de tomografia computadorizada de última geração para reforçar o atendimento na rede pública de saúde. O equipamento foi viabilizado pelo deputado federal Geraldo Resende (União Brasil/MS) e será instalado no Hospital da FESAT (Fundação Estatal de Saúde de Aparecida do Taboado), ampliando a capacidade de diagnósticos e atendimentos de urgência no município.

O aparelho adquirido é um tomógrafo de 32 canais, modelo Somatom go.Now, da Siemens Healthineers. A tecnologia permite a realização de exames com imagens de alta resolução e menor exposição à radiação, oferecendo mais segurança aos pacientes. O equipamento também conta com recursos de automação e inteligência artificial, que auxiliam no posicionamento do paciente e nos protocolos de exame, além de operação por tablet, o que torna o trabalho das equipes mais ágil.

Na prática, o novo tomógrafo representa um avanço importante para o município, já que permitirá a realização de exames mais complexos no próprio hospital, evitando o deslocamento de pacientes para outras cidades. A estrutura também será decisiva para diagnósticos rápidos em casos de traumas, acidentes e suspeitas de tumores.

Segundo o deputado Geraldo Resende, o investimento fortalece a estrutura hospitalar e amplia a capacidade de atendimento local. “Estamos trabalhando para garantir que os municípios tenham acesso a equipamentos modernos, que impactam diretamente na qualidade do atendimento. Esse tomógrafo representa mais agilidade nos diagnósticos, mais segurança para os pacientes e melhores condições de trabalho para as equipes de saúde”, afirmou.

O prefeito de Aparecida do Taboado, José Natan, destacou a parceria com o parlamentar e lembrou os investimentos destinados ao município ao longo dos últimos anos. Segundo ele, a chegada do equipamento atende uma necessidade importante da rede hospitalar local.

“O Geraldo é um grande parceiro de Aparecida do Taboado, o deputado que mais colocou recursos na área da saúde ao longo do mandato dele. Ele vem sendo parceiro do município na reforma do hospital, recursos de custeio para saúde e agora para o aparelho de tomografia de 32 canais, ou seja, de última geração”, afirma.

Para o prefeito, a substituição do antigo equipamento vai trazer ganhos diretos para os pacientes e para a qualidade dos exames realizados no município.

“Ele vem para substituir um aparelho obsoleto, que vivia dando problema, que já estava parado. Agora o novo vem para fazer o melhor diagnóstico possível. Rodamos uma média de 200 tomografias por mês entre o hospital e a Secretaria de Saúde, que são os pedidos que chegam, esse aparelho vem para beneficiar toda a população com média de 200 a 250 tomografias por mês”, fala.

A secretária municipal de Saúde, Daiane de Souza Pupim, também ressaltou o impacto técnico da nova aquisição e destacou que o novo aparelho deve melhorar a precisão dos laudos e a definição dos tratamentos.

“Nós tínhamos um aparelho de tomografia de 2 canais no município, era um aparelho já obsoleto e com uma qualidade de imagem que deixava a desejar. Esse novo aparelho é de 32 canais, mais moderno e com qualidade de imagem muito melhor. Certamente teremos laudos mais precisos o que irá auxiliar nos diagnósticos e na tomada de decisão da conduta terapêutica do paciente”, comenta.

O investimento total para aquisição do equipamento foi de R$ 1.457.762,33, por meio de emenda individual ao Orçamento Geral da União de 2025. O valor foi pago em duas parcelas: a primeira de R$ 960.762,33, liberada em 5 de dezembro de 2025, e a segunda de R$ 497 mil, paga em 14 de maio de 2026.

Além do prefeito e da secretária de saúde, a demanda pela aquisição do tomógrafo também contou com a articulação de vereadores parceiros do município, entre eles Patrícia da Saúde, Heberson Beer Galter, Cláudia Padim, Amanda da Saúde e Amanda Tolentino, que contribuíram para o encaminhamento do pedido ao mandato. 

Com a instalação do novo tomógrafo, o Hospital da FESAT passa a contar com tecnologia de ponta para ampliar a resolutividade dos atendimentos, fortalecendo a rede de saúde de Aparecida do Taboado e garantindo mais qualidade no atendimento à população.


 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Não por acaso, o Comando é VERMELHO... Acorda, Brasil!
ARTIGO

Não por acaso, o Comando é VERMELHO... Acorda, Brasil!

TV Brasil exibe festas de São João do Nordeste neste sábado
CULTURA

TV Brasil exibe festas de São João do Nordeste neste sábado

Dourados entra em novo alerta de tempestade com risco de granizo neste domingo
CLIMA

Dourados entra em novo alerta de tempestade com risco de granizo neste domingo

Brasil deve jogar com tempo bom neste sábado na estreia na Copa
ESPORTE

Brasil deve jogar com tempo bom neste sábado na estreia na Copa

Moradora do Água Boa denuncia uso indevido de dados no SUS
DOURADOS

Moradora do Água Boa denuncia uso indevido de dados no SUS

EXPORTAÇÃO

Primeiro embarque de caqui brasileiro chega à Costa Rica e abre novo mercado para exportações

POLÍCIA

Recusa em entrega de criança vira caso de polícia em Dourados

INTERNACIONAL

Defesa é desafio da política externa do Brasil, diz assessor de Lula

DOURADOS

Período de vistoria para mototaxistas começa na segunda-feira

LEGISLATIVO DE MS

Trabalho de Zé Teixeira consolida pacote histórico de obras em Caarapó

Mais Lidas

STREAMING

Após 6 temporadas, Evandro não terminou: por que Impuros se tornou maior série criminal brasileira

POLÍCIA

Motorista de caminhão-tanque é preso por furtar carga de diesel e vender combustível

OBRAS

Ponte sobre o Rio Miranda será interditada na próxima 2ª-feira

FUTSAL

Com ginásio lotado, Juventude perde a primeira em casa diante do Vasco