segunda, 21 de abril de 2025
Dourados
28ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
INTERNACIONAL

G-20 anuncia compromisso para limitar aumento da temperatura a 1,5ºC

31 outubro 2021 - 15h20Por G1

Os líderes das 20 principais economias do planeta, o G-20, anunciaram neste domingo (31), em Roma, um compromisso para tentar conter as mudanças climáticas. O grupo acordou em limitar o aquecimento global a 1,5ºC e encerrar financiamentos públicos a novas usinas a carvão, segundo o documento final do encontro.

O G-20 pediu uma ação "significativa e efetiva" para limitar o aquecimento global, mas ofereceu poucos compromissos concretos. No entanto, no discurso de encerramento, o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, afirmou estar "orgulhoso com os resultados".

Os líderes não definiram uma data precisa para a neutralidade de carbono. O acordo diz apenas "por volta da metade do século".

"Vamos acelerar nossas ações através da mitigação, adaptação e finanças, reconhecendo a importância fundamental de zerar as emissões de gases de efeito estufa global ou alcançar a neutralidade de carbono por volta da metade do século e a necessidade de fortalecer os esforços globais necessários para alcançar os objetivos do Acordo de Paris", afirma o documento.

Por outro lado, apesar de algumas potências do G20 ainda serem dependentes do carvão para geração de energia - como China e Índia -, o grupo defendeu a suspensão dos subsídios a novos projetos de usinas a carvão no exterior já para este ano.

"Vamos encerrar a concessão de financiamento público internacional para novas usinas a carvão até o final de 2021", indica o texto negociado durante a cúpula do G-20.

Porém, o documento não estabeleceu uma data para a eliminação da energia a carvão no mundo, prometendo fazê-lo "o mais rápido possível".

"O G20 deve assumir um compromisso especial para interromper a construção de novas usinas a carvão a partir deste ano e acabar com o subsídio aos combustíveis fósseis a partir de 2025", afirmou Friederike Röder, vice-presidente da ONG Global Citizen.

"Não passam de medidas obscuras em vez de ações concretas", disse Röder.

Os países do G20, que inclui Brasil, China, Índia, Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos, são responsáveis por 80% das emissões em todo o planeta de gases de efeito estufa.

Diferente das emissões nas grandes potências, no Brasil - que está isolado neste encontro da cúpula mesmo com a presença do presidente Jair Bolsonaro em Roma -, o grande vilão do clima não é a queima do carvão, mas o desmatamento e a pecuária.

Zerar emissões de carbono

Os esforços para se alcançar a neutralidade de carbono foi outro tema acordado neste domingo.

Em 2019, A União Europeia se comprometeu a zerar o saldo de emissões de CO2 em 2050. Agora, contudo, o documento final do G-20 diz que os planos nacionais sobre como reduzir as emissões de carbono serão fortalecidos "se necessário", e não faz nenhuma referência específica a 2050 como ano para atingir as emissões líquidas zero de carbono. A informação é da Reuters.

Este ano, especialistas climáticos das Nações Unidas alertaram que a meta de limitar a 1,5º C o aumento da temperatura na Terra deve ser alcançada para evitar uma aceleração dramática de eventos climáticos extremos, como secas, tempestades e inundações. Para isso, o painel climático da ONU recomendou que as emissões líquidas zero sejam alcançadas até 2050.

O G-20 também não estabeleceu uma data para a eliminação gradual dos subsídios aos demais combustíveis fósseis em busca de energia limpa, dizendo, segundo a Reuters que se esforçarão para fazê-lo "no médio prazo".

Ainda neste último dia de cúpula, os países do G20 reafirmam o compromisso, até agora não cumprido, de mobilizar 100 bilhões de dólares para os custos de adaptação às mudanças climáticas nos países em desenvolvimento.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

A vitória de Cristo sobre a morte!
ARTIGO

A vitória de Cristo sobre a morte!

Gripe volta a fazer vítimas e MS registra mais três mortes por H1N1
MATO GROSSO DO SUL

Gripe volta a fazer vítimas e MS registra mais três mortes por H1N1

CAMPO GRANDE

Homem é ferido a tiros por motorista de veículo

ITAMARATI

Homem é executado em frente a mercado; mulher fica ferida

Licenciamento para veículos com placas finais 1 e 2 segue até dia 30
IMPOSTO

Licenciamento para veículos com placas finais 1 e 2 segue até dia 30

UEMS

Convocados da lista de espera do SISU 2025 devem se matricular até dia 24 de abril

FUTEBOL

Corinthians tenta Tite para assumir o clube após demissão de Ramón

BRASIL

Lula decreta luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco

PONTA PORÃ

Homem é preso se escondendo atrás da porta ao descumprir medida protetiva

IGREJA CATÓLICA

"Pontificado marcado pela simplicidade e compromisso com causas sociais", diz Riedel sobre Francisco

Mais Lidas

SUSTO

Bebê é salva por guardas municipais em Dourados após engasgar com a própria saliva

PÁSCOA E TIRADENTES

Bancos, comércio e repartições públicas: veja o abre e fecha do feriadão em Dourados

DOURADOS

Mulher denuncia ameaças após tentar devolver mercadoria não vendida

OPORTUNIDADE

Conab abre concurso com 403 vagas e salários de até R$ 8,1 mil